Criminosos, celebridades e seus fãs são maioria entre novos usuários do Twitter

Estudo que analisou 19 milhões de perfis do Twitter revela que em 2009 houve um enorme cadastro de novos usuários do serviço, em sua maioria celebridades (e suas legiões de fãs) e perfis usados para fins escusos – às vezes, controlados às centenas por uma única pessoa.

Por Jacqueline Lafloufa

Depois do boom de novos usuários no Twitter em 2009, a empresa de pesquisa Barracuda Networks revela que grande parte dos perfis criados nesse período é de celebridades ou de criminosos. O estudo analisou 19 milhões de perfis do Twitter e revelou que em 2009 houve um enorme cadastro de novos usuários do serviço, em sua maioria celebridades (e suas legiões de fãs) e perfis usados para fins escusos – às vezes, controlados às centenas por uma única pessoa.

De acordo com a pesquisa, entre 2008 e 2009 diversas celebridades se cadastraram no serviço, trazendo com eles um grande número de fãs, o que fez com que o total de usuários do Twitter aumentasse vertiginosamente. Também vieram a reboque conjuntos de perfis, com centenas ou mesmo milhares de contas, controlados em bloco por pessoas de má índole, com intenções criminosas – o grande público do serviço é um chamariz irresistível para os mal-intencionados, explica o site The Inquirer.

Com isso, cresceu a incidência de mensagens maliciosas no serviço. Segundo o site Information Week, entre abril e outubro do ano passado, a porcentagem de perfis maliciosos no Twitter aumentou de 3.36% para 12% – ou seja, um oitavo do Twitter pe composto apenas por criminosos digitais.

Para resolver o problema, tido como um dos maiores empecilhos de segurança do site de microblogging, o Twitter está tomando as devidas providências. Recentemente, foi anunciado no blog oficial do Twitter que a equipe de privacidade e segurança está implementando um sistema para deter ataques de phishing realizados a partir das páginas do serviço. “Ao encaminhar todos os links enviados via Twitter para esse novo serviço, poderemos detectar, interceptar e prevenir a disseminação da mensagem”, explica a postagem no blog oficial do Twitter.

As modificações, no entanto, não devem ser perceptíveis a maioria dos usuários, garante Del Harvey, chefe da equipe de segurança do serviço. Mais informações sobre as novas diretrizes de segurança do Twitter podem ser obtidas no blog oficial pelo atalho bit.ly/dkzMoY

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094

COMPARTILHAR

Comentar