Cuidados com o lixo eletrônico (spam)

Com a inclusão digital, o uso da internet se expandiu e os profissionais passaram a utilizá-la com mais frequência, tanto em casa como no trabalho.

A internet trouxe agilidade aos negócios e facilitou a comunicação, mas algumas pessoas mal-intencionadas aproveitam esta facilidade para agir de má fé ou para enviar lixo eletrônico.

Pode-se chamar de “lixo” os e-mails comerciais, as correntes e os boatos, entre outras mensagens, que podem apenas ter a intenção de assustar ou intimidar o destinatário, mas também, de aplicar golpes, requisitar dados pessoais, invadir o computador alheio ou mesmo, enviar vírus.

Por isso, ao receber um e-mail, mesmo que de uma pessoa conhecida, é bom ficar atento: ele pode ter sido gerado automaticamente. Se houver um link suspeito como “veja nossas fotos” ou “você foi sorteado”, NÃO CLIQUE. O melhor a fazer é pesquisar o conteúdo do e-mail suspeito em um site de busca na internet, como o Google, por exemplo. Esses e-mails são enviados para muita gente e é possível que alguém já tenha comentado sobre a mesma mensagem. Além disso, fique de olho em chamadas interessantes, geralmente os e-mails fraudulentos trazem assuntos populares a fim de atrair os curiosos.

Se estiver no computador que usa para trabalhar, é melhor nem cogitar a hipótese de abrir um desses arquivos. Eles podem acessar os dados da empresa, danificar arquivos como orçamentos e planilhas, e enviar e-mails em seu nome para a sua base de clientes.

O lixo eletrônico é muitas vezes chamado de spam, que pode ser definido como uma mensagem não solicitada, enviada a muitas pessoas. São exemplos comuns: e-mails de cobranças, oportunidades de enriquecimento rápido, confirmações de pagamentos ou ofertas de produtos como medicamentos e diplomas universitários, além de páginas pornográficas e de apostas.

Se receber uma dessas mensagens, selecione a opção “spam” no seu provedor de e-mail para que ela não chegue até você da próxima vez.

Mas é preciso ficar atento também com outras mensagens, como correntes e boatos, que podem ser enviadas por parentes e amigos, mas também podem ser geradas eletronicamente.

Saiba identificar:

– Boatos
Boatos se espalham com facilidade pela internet e tem o intuito de alarmar ou iludir os leitores. Os assuntos mais comuns são os de pessoas que precisam urgentemente de ajuda, alertas quanto a descobertas na área de saúde, avisos quanto a ameaças de acordo com informações “policiais”, difamação de marcas e ofertas de prêmios. O melhor a fazer é se informar sobre o conteúdo antes de repassar a mensagem.

– Correntes
As correntes prometem sorte, riqueza ou algum outro tipo de benefício, desde que o usuário repasse o e-mail a um número mínimo de pessoas em um tempo pré-determinado. Algumas correntes ainda ressaltam que, se não forem encaminhadas, a pessoa que recebeu o e-mail sofrerá um infortúnio. Não seja ingênuo ou supersticioso, ainda que se trate de um motivo religioso, procure não reenviar essas mensagens, principalmente do seu e-mail profissional.

Boatos, Correntes e e-mails comerciais considerados spam podem ser filtrados com bom-senso, para é isso é sempre bom estar informado, trocar informações e desconfiar até mesmo de mensagens de remetentes conhecidos. O spam pode até vir com o endereço de uma instituição confiável, mas isto pode ser apenas uma máscara, uma farsa. Por via das dúvidas, só considere as mensagens que tenham sido feitas exclusivamente para você. Se servirem para qualquer outra pessoa, bastando substituir o nome, há grandes chances de terem sido criadas eletronicamente.

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8 Comentários

  1. leo 9 de abril, 2011
    • latifa 18 de julho, 2011
    • gui 23 de setembro, 2011
  2. glaucia 3 de maio, 2011
    • glaucia 3 de maio, 2011
  3. dennyse johnson 30 de maio, 2011
  4. pamella 31 de maio, 2011
  5. gabriel 4 de junho, 2011

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