Destaque o ponto mais alto de um gráfico no Excel

Em um gráfico de linhas feito no Excel, é possível usar uma combinação de fórmulas para destacar automaticamente o ponto mais alto do gráfico.
Por exemplo, em uma ilustração da produção de uma fábrica ao longo dos dias do mês, podemos, sem grande dificuldade, instruir o gráfico para que exiba o ponto máximo em uma cor destacada e com o valor em um fonte maior.
Destacando um gráfico no ExcelExcel máximo 1 – 200xPrimeiro, é preciso criar duas células com fórmulas para simplesmente identificar o ponto máximo de sua matriz de dados. Supondo que as informações estejam nas colunas A e B, ocupando as linhas 2 a 11, como na imagem ao lado, clique em uma célula auxiliar, por exemplo B13, e digite a seguinte fórmula: =MÁXIMO(B2:B11)
O resultado em B13 será o maior valor da lista. Agora, na célula A13, insira a seguinte função, para que seja exibida a data correspondente ao maior valor: =ÍNDICE(A2:A11;CORRESP(B13;B2:B11;0))
Excel máximo 2 – 200xPor último, temos de modificar as propriedades do gráfico para que ele destaque o ponto máximo. Para a fórmula funcionar, o gráfico deve ser do tipo Dispersão (XY), conforme a imagem à esquerda.
Clique, então, com o botão direito do mouse sobre o gráfico e escolha Dados de Origem. Na janela que se abrirá, escolha aba Série e clique no botão Adicionar. Clique no campo Valores de X e dê um clique sobre a célula A13. Repita o procedimento no campo Valores de Y, mas escolha B13. Clique OK.
O ponto máximo do gráfico já deve ser destacado por uma cor escolhida aleatoriamente pelo Excel. Para mudar a cor e exibir o valor também de forma realçada, clique com o botão direito do mouse sobre o ponto destacado e escolha Formatar Série de Dados. Na aba Padrões, dentro do painel Marcador, defina o formato, cor e tamanho do sinalizador.
Depois, na aba Rótulos de dados, marque a opção Valor Y e clique OK. Se quiser, clique com o botão direito no valor exibido, escolha Formatar rótulo de dados e altere também a forma de exibição do número.

COMPARTILHAR

3 Comentários

  1. Pingback: Dicas e macetes para usar no Excel 5 de janeiro, 2009
  2. ivo 11 de março, 2011
  3. Joao Paulo 3 de junho, 2011
    • Eduardo Tetera 3 de junho, 2011

Comentar