A palavra de ordem é virtualizar.
Mas, enquanto a maioria dos executivos começa a perceber as vantagens de virtualizar servidores, muitos ainda se perguntam sobre possíveis ganhos com a virtualização de desktops.
Certamente, as vantagens competitivas proporcionadas pelo VDI (Virtual Desktop Infrastructure) elevam potencialmente a eficiência do ambiente tecnológico de qualquer empresa.
É preciso entender que a virtualização de desktops segue os mesmos princípios básicos das virtualização de servidores – que permitem executar múltiplos sistemas operacionais em uma única máquina (PC). Mas, há diferenças bastante significativas, já que cada usuário conta com seu próprio sistema operacional, como se fizesse uso de uma estação de trabalho convencional.
O VDI evita problemas de migração, que às vezes chegam a ser traumatizantes tanto para os usuários como, e principalmente, para a própria empresa. Ao contrário, permite a centralização dentro do data center – incluindo as unidades remotas. Outro ganho relevante é a compatibilidade total das aplicações, proporcionando isolamento total dos ambientes. Trata-se de um recurso bastante interessante para empresas de todos os portes e perfis, já que há soluções adequadas para cada necessidade.
Para simplificar, vamos destacar os 10 principais ganhos proporcionados pela virtualização de desktops:
1. cada usuário tem seu próprio ambiente de trabalho;
2. cada ambiente pode ser customizado com diferentes aplicações, sem causar impacto nos demais usuários;
3. o usuário tem maior controle sobre sua estação de trabalho, podendo instalar ou deletar aplicações quando e se necessário;
4. até mesmo aplicações não muito ‘amigáveis’, ou seja, que não podem ser compartilhadas por diversos usuários, têm condições de serem instaladas;
5. potencial para acessar desktops remotamente e com segurança;
6. acesso seguro e rápido a periféricos como impressoras ou escâneres;
7. oferece um ‘storage’ tão rápido quanto os servidores virtuais;
8. maior eficiência: economia no espaço de armazenamento, economia nos custos gerais de data center, no resfriamento e no espaço;
9. possibilidade de apresentar produtos, seviços e projetos ao mercado com maior agilidade;
10. possibilidade de fazer backup regularmente, assim como restaurar dados em instantes.
Para que a implantação de um VDI seja bem-sucedida é necessário o mapeamento detalhado das necessidades do cliente, contando com aproveitamento do parque tecnológico existente, a fim de viabilizar o projeto. Além disso, toda empreitada no mundo da virtualização só está completa quando se dá o suporte necessário para que os usuários possam experimentar de fato as vantagens oferecidas. O suporte pós-implantação assegura, igualmente, que a empresa esteja apta a usufruir de todos os ganhos com máximo aproveitamento.