Uma senha forte é sua primeira linha de defesa contra invasores e impostores.
Não informe sua senha a ninguém. Nunca revele sua senha para os amigos, mesmo que eles sejam realmente bons amigos. Um amigo poderia compartilhar acidentalmente a sua senha com outras pessoas ou deixar de ser seu amigo e agir de má-fé.
Não use a mesma senha em vários sites. Se alguém descobre essa única senha, pode usá-lo para acessar suas contas em outros sites.
Crie senhas que sejam fáceis de lembrar e difíceis de adivinhar. Pense em frases como “Deixei a Escola em 2004” e use a inicial de cada palavra: “DaEe2004”.
Crie a senha com pelo menos 8 caracteres. Quanto mais longo for, melhor será. Senhas mais longas são mais difíceis de serem decifradas.
Inclua números, letras maiúsculas e símbolos. Se o site permitir, use “$” em vez de “S” ou “1” em vez de “I”, ou inclua “&” ou “!” – mas observe que $1ngle NÃO é uma senha forte. Ela é fácil para os ladrões de senha. Mas Ma$&ucml (forma abreviada de “Meu amigo Samuel é um cara muito legal”) seria uma senha excelente.
Pense na possibilidade de usar um gerenciador de senhas. Existem vários programas ou serviços da Web que permitem criar uma senha diferente e forte para cada um dos sites. E você só precisa lembrar de uma senha para acessar o programa ou o site seguro que armazena as suas senhas.
Não se deixe enganar por ataques de “phishing”. Tenha cuidado ao clicar em qualquer link que peça para fazer login, alterar senha ou fornecer informações pessoais, mesmo que pareça ser de um site legítimo. Isso pode ser um golpe de “phishing”, em que as informações inseridas vão para um hacker. Em caso de dúvida, faça login manualmente digitando o URL desse site na janela do navegador.
Certifique-se de que seu computador está seguro. A melhor senha do mundo poderá não ajudar se alguém estiver espiando por cima de seu ombro enquanto você digita (na vida real ou virtualmente) ou se você esquecer de fazer logout de um computador compartilhado.
Softwares mal-intencionados, incluindo “keyloggers”, que registram todas as teclas pressionadas, podem roubar senhas e outras informações. Para aumentar a segurança, certifique-se de usar um software antivírus e sistema operacional atualizados.
Pense na possibilidade de usar uma “senha” em seu telefone celular também. Muitos telefones podem ser bloqueados para que a única forma de usá-los seja digitando um código. As pessoas podem encontrar ou roubar o seu telefone desbloqueado e roubar as informações pessoais contidas neles, fazer chamadas ou enviar textos como se fossem enviados por você. Essas pessoas poderiam enviar textos como se você estivesse assediando os contatos do seu catálogo de endereços com imagens ou palavras inadequadas.
COMPARTILHAR