Diferenças e semelhanças entre Firefox, Chrome, IE e Safari

A versão do navegador Firefox 3.5 foi lançada em junho e já se sabe que ele é bem rápido e que deve reacender a guerra entre os browsers.
Se ao longo dos últimos cinco anos, o navegador de código aberto serviu de inspiração aos concorrentes, a Mozilla se viu obrigada a correr para incluir no Firefox funções já disponíveis em navegadores da concorrência como o Opera 9 (Opera Software), Safari 4 (Apple), Internet Explorer 8 (Microsoft) e o Chrome 2.0 beta (Google).
Mas com tantas atualizações, fica difícil saber o que as versões finais de fato possuem.
Você pode optar por usar um programa da Adobe, que simula os ambientes dos vários browsers, para testar uma página. Ou então confira a seguir as principais características que acompanham cada um desses browsers.

>> Firefox 3.5

Entre as funções que se destacam na nova versão do navegador da Mozilla estão a ferramenta TraceMonkey, baseada em linguagem JavaScript e que aprimora o desempenho, e a estabilidade do browser. A velocidade para carregar páginas tem sido ressaltada como um componente-chave do novo software. Destaque também para a Navegação Privativa (Private Browsing Model) – ou anônima – para maior controle de dados pessoais, bem como novas funções baseadas na nova linguagem HTML 5, que facilitam a visualização e edição de vídeos diretamente no browser e sem a necessidade de plug-ins adicionais.

>> Internet Explorer 8

Entre as novidades que a Microsoft trouxe está o recurso WebSlices, que mantém o internauta atualizado sobre mudanças frequentes em determinadas áreas de sites que se visita regularmente. Assim, em vez de navegar até uma página de notícias, por exemplo, o internauta pode optar por receber um alerta na barra quando há uma atualização daquele conteúdo. Destaque para o Tab Groups, que organiza as abas abertas do mesmo site, colocando-as lado a lado e sob a mesma cor de aba. Há também o botão Compatibility View, que permite ao usuário do IE8 visualizar sites com a ferramenta de renderização do IE7.
Diferenças e semelhanças entre Firefox, Chrome, IE e Safari

>> Chrome 2.0

A versão atual do navegador do Google ganhou funções como o modo de tela cheia (full-screen), acessível por meio da tecla F11 ou selecionar a opção em “Tools” (Ferramentas); uma página de abas aprimorada, que permite a remoção de ícones ou thumbnails de uma nova aba; e o suporte ao recurso autocompletar para textos digitados na barra de endereços. O Chrome 2.0 teve mais de 300 bugs corrigidos e os desenvolvedores do Google afirmam que a versão atual melhorou o tratamento de JavaScript e é carrega págins até 30% mais rapidamente que a versão anterior.

>> Safari 4

O novo browser usa o mecanismo Nitro para rodar JavaScript quatro vezes mais rápido que o Safari 3, segundo a Apple. Outros novos recursos do navegador incluem o Top Sites, que dá uma prévia visual dos sites mais visitados; busca completa por histórico; Cover Flow, para navegar entre histórico ou favoritos; e o Tabs on Top, que facilita o uso de abas no browser. Além disso, o Safari 4 inclui compatibilidade com HTML 5 para uso de tecnologias offline e efeitos CSS avançados.

COMPARTILHAR

Comentar