A principal diferença entre o FireWire e o USB é que o primeiro é destinado a dispositivos que trabalham com muito mais dados.
É usado em aparelhos como filmadoras, DVD players e equipamentos de áudio digital.
Ambos compartilham várias características, mas se diferem em alguns pontos importantes.
Abaixo, um resumo:
Característica | ||||
1.1 | 2.0 | 400 | 800 | |
Taxa de transferência de dados | 12 Mbps | 480 Mbps | 400 Mbps | 800 Mbps |
Número de dispositivos | 127 | 127 | 63 | 63 |
Plug and play | Sim | Sim | Sim | Sim |
Hot-pluggable | Sim | Sim | Sim | Sim |
Dispositivos isócronos | Sim | Sim | Sim | Sim |
Energia fornecida pelo barramento | Sim | Sim | Sim | Sim |
Requerida terminação do barramento | Não | Não | Não | Não |
Tipo de barramento | Serial | Serial | Serial | Serial |
Tipo de cabo | Par trançado (4 fios: 2 de energia, 1 conjunto de par trançado) | Par trançado (4 fios: 2 de energia, 1 conjunto de par trançado) | Par trançado (6 fios: 2 de energia, 2 conjuntos de pares trançados) | Par trançado (8 fios: 2 de energia, 2 conjunto de pares trançados, 2 terra) |
Compartilhável | Sim – baseado no host | Sim – baseado no host | Sim – ponto a ponto | Sim – ponto a ponto |
Topologia de rede | Cadeia | Cadeia | Hub | Hub |
Como você pode observar, os dois são muito parecidos. A implementação do FireWire custa um pouco mais do que a do USB. Isso levou o USB a ser padrão para a maioria dos periféricos que não necessitam de um barramento de alta velocidade.
Velocidade à parte, a grande diferença entre o FireWire e o USB 2.0 é que este último é baseado no host, o que significa que o dispositivo tem que estar conectado a um computador para realizar a comunicação. O FireWire é peer-to-peer (ponto a ponto), o que significa que duas câmeras FireWire podem se comunicar entre si sem passar por um computador.
Voltemos à implementação do FireWire. Como você se conecta?
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