por Horácio Fialho
Uma característica importante que difere vencedores e perdedores é que os primeiros não se identificam com as dificuldades que surgem em sua caminhada, enquanto os últimos param, reclamam, se acham injustiçados.
Assim é também no mundo dos negócios.
No Brasil, empresas que atuam há 20, 30 anos e seguem bem posicionadas no mercado, certeza tiveram que superar crises, planos, oscilações da economia.
Atuando no mercado de software, tenho sempre argumentado com clientes sobre a importância de investir em TI nestes momentos delicados, onde a necessidade de se tornar mais competitivo fica maior.
Como se tornar mais competitivo? Tornando o controle dos processos da Organização mais precisos, cuidando para que os custos estejam bem justos e otimizados, mantendo uma visão precisa destes custos para precificar os produtos e serviços da empresa, trabalhando com estoques baixos – no caso do comércio -, enfim, todas estas medidas que são o objetivo de um bom Sistema de Gestão.
Quando houve o estouro da bolha da Internet, no início dos anos 2000, o Google era uma iniciante com aproximadamente 2 anos de vida – imagine se seus diretores tivessem se assustado e vendido a empresa por qualquer bagatela.
Larry Ellison, o grande comandante da Oracle, declarou recentemente que a crise mundial irá favorecer o crescimento da companhia, pois facilitará sua estratégia de comprar novas empresas, que ficarão mais baratas – leia mais neste link.
Sob o sugestivo título “Start a company in a recession? Absolutely!”, Don Dodge escreve em seu blog no Microsoft Startup Zone um post curto e bem interessante.
O grande negócio é seguir sempre em frente com determinação.