Se você baixa muitos programas e arquivos da Internet, provavelmente já deve ter se deparado com arquivos em formato ZIP.
Esse sistema de compressão é uma invenção muito conveniente, especialmente para usuários da web, porque permite reduzir o número total de bits e bytes em um arquivo, para que possa ser transmitido de forma mais rápida pela Internet com conexões lentas ou ocupar menos espaço em disco.
Assim que tiver baixado o arquivo, seu computador usa um programa como o WinZip ou Stuffit para expandir o arquivo ao tamanho original.
Se tudo correr bem, o arquivo expandido é idêntico ao arquivo original antes da compressão.
À primeira vista, isto parece complicado. Podemos reduzir o número de bits e bytes e depois colocar estes mesmos bits e bytes de volta? A idéia básica por trás desse processo é bem simples. Neste artigo, examinaremos este simples método, selecionando um pequeno arquivo e submetendo-o ao processo de compressão.
A maioria dos arquivos de computador possui a mesma informação registrada repetidas vezes. Os programas de compressão de dados simplesmente se livram dessa redundância.
Em vez de registrarem uma parte da informação várias vezes, um programa de compressão de arquivo lista esta informação uma vez, fazendo nova referência a ela sempre que volta a aparecer no programa original.
Como exemplo, vamos observar um tipo de informação que nos é familiar: palavras.
COMPARTILHAR