Estrear um canal de vendas pela web, no entanto, é desafiador para qualquer empresa.
Embora existam consultorias especializadas que se encarregam de praticamente todas as etapas operacionais, a forma como o empreendedor encara a adesão ao e-commerce é decisiva para o sucesso da empreitada.
Os empresários reconhecem a importância de criar um site de vendas, mas também são muito desconfiados em relação a essa plataforma. Geralmente, aqueles que possuem uma loja física acham que a forma de gerir o canal é a mesma, o que não é verdade.
Cerca de 60% deles investe na construção do canal e esquece da manutenção. Isso prejudica a imagem da marca e provoca frustração quando os resultados não são alcançados.
É fundamental pensar para quem você está vendendo na internet. O alcance da loja virtual é muito maior do que o da física. Você tem de estar preparado para atender tanto uma pessoa que está próxima quanto outra que está localizada em outra parte do Brasil. E isso durante 24 horas. Qualquer descuido na logística de entrega, por exemplo, vai refletir na imagem marca.
Impulso
Outro desafio dos pequenos empreendedores que seguem o caminho virtual será estabelecer, desde o principio do negócio, uma estratégia para reter esses novos consumidores. A compra na internet ainda é feita por impulso. Pensar em como manter as pessoas comprando ativamente é mais difícil, mas garante estabilidade.
A possibilidade de fisgar esses clientes já foi percebida pelo mercado. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), por exemplo, montou um pacote de serviços que auxilia pequenas e microempresas, associadas à instituição, durante o processo de construção do site de vendas. Mais de 95% das empresas consideram importante vender seus produtos em outros canais. Dispensar esse mercado não é uma atitude esperta.