Política de rastreamento de laptops da escola acabou violando a privacidade de um dos estudantes, cujos pais acionaram a justiça.
Por Jacqueline Lafloufa
Depois de ganhar destaque em noticiários online, a Harriton High School anunciou a suspensão da sua política de monitoramento de laptops dos estudantes, feita com o objetivo de evitar roubos ou furtos.
Segundo o site Ars Technica, a medida foi tomada após um encaminhamento de processo feito pela família de um dos estudantes, que afirmava que a funcionalidade de ?rastreamento? dos equipamentos permitia que a instituição espionasse os estudantes até mesmo quando estavam em suas casas.
Aparentemente, a funcionalidade de segurança era utilizada apenas para capturar uma imagem do operador do laptop, como uma forma de conseguir devolvê-lo ao proprietário, relata o site TG Daily.
A suspensão da funcionalidade, entretanto, não deve resolver o problema da escola. Tanto o FBI quando detetives do condado de Montgomery estão investigando o caso, para saber se a escola efetivamente estava utilizando o sistema de rastreamento como uma ?escuta?, o que violaria as leis de privacidade, relata o site techblorge.
Enquanto o problema não é resolvido, os estudantes estão tomando medidas paliativas, como cobrir a área da webcam com fita adesiva ou post-its.
Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094
Continue lendo »
COMPARTILHAR