Versão minimalista roda em um console baseado no sistema embarcado Arduino
por Antonio Blanc
Juntando videogames, hardware facilmente hackeável e uma boa dose de criatividade, a estudante universitária norte-americana Chloe Fan criou uma versão minimalista do clássico Super Mario Bros. O jogo, muito simples, roda em uma placa Arduino Nano, uma versão menor das populares e baratas placas Arduino muito utilizadas em projetos de sistemas embarcados graças à sua versatilidade e facilidade de programação.
O display é uma matriz de LEDs vermelhos dispostos em um arranjo de 8×8 pixels, e os controles se limitam a apenas dois botões: andar para frente e pular. O som fica a cargo de uma segunda placa Arduino e um pequeno alto-falante. Não há inimigos ou power-ups, o objetivo é apenas avançar pela fase e evitar ser esmagado pelo cenário.
Segundo Chloe, o projeto foi criado para a disciplina de Gadgets, Sensors, and Activity Recognition da Universidade de Carnegie Mellon, nos EUA. A estudante soube aproveitar em seu projeto vários componentes já disponíveis na internet, como código-fonte de outros projetos em Arduino, partituras de músicas e mapas de fases de Super Mario Bros.. Mantendo o espirito Open Source, todo o código-fonte do Mario Minimalista está disponível na internet, junto com um vídeo demonstrando seu funcionamento, em http://vimeo.com/9928343
Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094
monta a fase eo mapa