A Apple lançou uma nova página para usuários conferirem se iPhones, iPads e iPods foram bloqueados com senha pelos donos anteriores.
O recurso deve ser especialmente útil para quem pretende adquirir um aparelho usado, que pode se tornar uma grande dor de cabeça caso ainda esteja com o Bloqueio de Ativação funcionando.
O site é relativamente simples, e exige apenas que você informe o número de série ou o IMEI do dispositivo, que servem como a “identidade” dele.
As combinações podem ser encontradas na parte “Geral” das configurações, na traseira do aparelho ou na bandeja do cartão SIM, dependendo do modelo.
Informada a sequência, o sistema mostra se o gadget está com o a função de bloqueio ativada ou inativa e se você deve comprar o aparelho ou não.
A ferramenta também é útil para evitar que alguém compre um iPhone roubado.
Dispositivos nessas condições muito provavelmente ainda estarão com o recurso de proteção funcionando, visto que ele não é desativado mesmo que o ladrão restaure o aparelho aos padrões de fábrica.
Por causa do Bloqueio de Ativação, o novo dono ainda precisará informar a senha estabelecida pelo antigo quando for configurar o aparelho pela primeira vez – e caso não saiba, terá em mãos um peso de papel.
O recurso de proteção foi introduzido pela Apple na sétima versão do iOS, como parte do já conhecido Buscar iPhone.
Com a funcionalidade, a empresa esperava provocar uma queda na quantidade de roubos de smartphones da marca – objetivo que foi alcançado, conforme mostraram os números dos cinco primeiros meses deste ano.
Os furtos de produtos da Apple em Nova York caíram 19% nesse período, enquanto São Francisco e Londres viram reduções ainda mais acentuadas, de 38% e 24%.
Se você pretende vender seu aparelho da Apple de forma legal, vale desabilitar o Bloqueio de Ativação seguindo as instruções aqui desta página.
Dessa forma, dá para evitar transtornos futuros tanto para você quanto para o futuro dono.
Já se sua vontade é comprar um iPhone ou um iPad usado, vale conferir o número de série dele aqui antes de fechar negócio.
COMPARTILHAR