O Google e o Facebook lançaram suas próprias URLs curtas (sistema que comprime um link em seu tamanho de caracteres, semelhante aos serviços bit.ly ou migre.me).
A nova URL do Google, cujo endereço é goo.gl, ainda não está disponível para “o uso em larga escala” mas estará disponível para o Google Toolbar e para o serviço de RSS da empresa, o Feedburner.
URLs curtas ganharam popularidade nos últimos 18 meses, com o aumento da utilização desse tipo de serviço, a fim de compartilhar links mais facilmente pela web e em sites nos quais há limite de caracteres, como o serviço de microblogs Twitter.
A incursão do Google e do Facebook neste nicho do universo internáutico pode ser um desastre para o bit.ly, que acumula 75% de todas as URLs curtas que circulam no Twitter. Apenas no último mês, dois bilhões de links foram encurtados pela plataforma um aumento de apenas 11,8 milhões, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Horas depois dos anúncios feitos pelas empresas, a Betaworks Studios, que ajudou a desenvolver o bit.ly, disse que a companhia estava lançando um novo serviço que permitiria aos usuários criar sua própria URL personalizada por meio do site. A companhia crê que a personalização dos links deve reter a identidade on-line de companhias e negócios, e que isso tem potencial de crescer no futuro.