A Global Crossing, apontada pelas teles brasileiras como responsável pelas falhas que afetaram a web brasileira na última madrugada, admitiu problemas no final da tarde da útima sexta-feira.
Em comunicado lacônico, de apenas suas linhas, a empresa que presta serviços para grandes teles no Brasil, como GVT e NET, informou que “problemas em sua rede terrestre no Chile” foram registrados à 0h30 min (horário de Brasília).
A Global Crossing não revela que tipo de problemas afetou sua rede. O uso da expressão “terrestre”, no entanto, nega o relato de fontes ligadas às teles que apontavam falha em cabos submarinos.
Ainda segundo a empresa, as falhas foram superadas às 6 horas da manhã. No Brasil, a NET admitiu problemas com o Vírtua, que tiveram início às 23 horas e foram superados às 2 da manhã. A GVT negou ter sofrido oscilações no período crítico da madrugada.
As teles brasileiras conseguiram contornar as dificuldades recorrendo a outros caminhos – que não a infra da Global Cross – para assegurar o tráfego de dados a seus usuários. Mesmo assim, o acesso a sites hospedados fora do Brasil foi impossível no auge da crise.
COMPARTILHAR