Da série ‘População online da China – Uma nova explosão‘
Esperança para os que não são hábeis
Mais de um em três não usuários chineses (36%) dizem que sua falta de habilidades com computadores os mantem ausentes da Internet.
Novamente, mais chineses rurais (41%) citam esta razão do que os chineses urbanos (29%).
Enquanto esta é a mais freqüente razão citada para não estarem online, é também a única razão cuja freqüência está diminuindo com o tempo, uma tendência que sugere que as pessoas estão, afinal, começando ao menos a aprender sobre computadores e internet.
Tendo como alvo os jovens da China, o Ministro da Educação estabeleceu metas para melhorar as habilidades com Internet e a instrução digital, em 2007. Ensinar habilidades com informática, até mesmo sem acesso à Internet, é um modo de preparar as crianças para quando o acesso estiver disponível.
“Se você fizer, eles virão?”
Ao menos três pontos de evidência — no passado, presente e futuro — sugerem que sem os obstáculos da falta do acesso e das habilidades, muitos chineses rurais poderiam ser atraídos para a Internet, da mesma forma que os chineses urbanos têm sido:
No passado: Poucos chineses rurais, como os urbanos, citaram a falta de importância ou de interesse na Internet como fatores para evitar seu uso. Somente 8% de habitantes rurais disseram que “não têm nenhuma necessidade,” para o uso da Internet, comparado aos 9% de moradores urbanos; 7% de chineses do campo afirmaram que “não têm nenhum interesse,” comparado com os 10% de moradores das cidades.
No presente: O CNNIC descobriu que os usuários rurais de hoje têm razão suficiente para gastar uma parte considerável de seu tempo online, mais de 13 horas por semana, comparados com as 18 horas semanais gastas por usuários urbanos.
E no futuro: Uns 15% de todos os chineses fora da Internet dizem que vão definitivamente ou possivelmente estar online nos próximos 6 meses. Mesmo se apenas os 4% quem responderam “definitivamente” (um aumento de 1% sobre o ano anterior) se tornassem usuários, isto somaria 49 milhões de novos usuários de Internet, ou um aumento de 36%.
Contudo, o desafio de criar entusiasmo entre os 85% de chineses que declaram não ter nenhuma intenção de estar online em breve é evidente, e o desafio é ainda maior entre a população rural. Como muitos não usuários urbanos, 23% afirmam que vão possivelmente ou definitivamente usar a internet, comparado com os 11.5% de não usuários rurais.
Inversamente, 70% de não usuários rurais dizem que definitivamente não estarão online dentro de 6 meses, comparado com os 55% de não usuários urbanos.