Cansaço e tontura estão entre os sintomas frequentes.
Por Nátaly Dauer
Após o lançamento de Avatar, os filmes 3D estão em alta e contam com uma grande aderência de espectadores. Ao avaliar os efeitos da técnica na visão humana, optometristas da University of California perceberam que uma grande exposição à tecnologia 3D pode causar problemas de visão em algumas pessoas.
Os filmes em 3D são bastante populares, porém, após 20 minutos a imagem se torna desconfortável, explica Guido Voltolina, diretor sênior para desenvolvimento de negócios e tecnologia de imagens nos Laboratórios Dolby. O ideal é ter o cérebro focado no enredo, sem tanto ?trabalho? com as imagens, acrescenta.
O Dr. Daniel Adams, da University of California (São Francisco), explica que os frequentes movimentos ou ajustes realizados pelos olhos podem desencadear sintomas como enjôo ou tontura, além de cansar a vista.
Ao assistir a um filme em 3D, são realizados pequenos e frequentes movimentos oculares, já que os objetos na tela aparecem mais próximos ou mais distantes do que estão realmente, explica Adams. Quando se obedece ao reflexo cerebral e se foca os olhos na imagem, ela fica fora de foco, sendo preciso mudar o ato reflexo, o que pode causar desconforto, afirma o médico para o site TG Daily.
Os efeitos da fadiga visual incluem irritação nos olhos (às vezes acompanhada de lacrimação), visão dupla , dores de cabeça, sensibilidade e redução da acuidade visual, informa o site da Wright State University.
A boa notícia é que os produtores de filmes estão trabalhando com médicos e especialistas em visão para assegurar o conforto nas experiências em 3 dimensões, conta o site San Francisco Chronicle.
Os especialistas dizem que não é necessário se preocupar com sua visão ao assistir os filmes 3D, já que não há evidências que a tecnologia seja danosa a longo prazo.
Martin Banks, professor de optometria na University of California (Berkeley), sugere àqueles que se sentirem desconfortáveis durante um filme que removam os óculos 3D e dêem um descanso aos olhos. O professor também diz para olhar para objetos próximos e distantes, ao sair do cinema, para ajustar a vista ao mundo real.
Os pesquisadores acreditam que, ainda este ano, começarão a ser vendidas TVs equipadas com a tecnologia 3D, e já existem planos para levar a técnica também a celulares e computadores.
Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094
Continue lendo »
COMPARTILHAR