É tradição: qualquer data especial vira tema de golpes.
Desde a declaração do imposto de renda às datas comemorativas, como dia dos pais, das mães, Páscoa, Natal e Ano Novo.
Eventos, inclusive noticiosos, como mortes de pessoas famosas, também são usados por criminosos.
Eles precisam conseguir a atenção das vítimas para que os e-mails sejam lidos e os links ou anexos, abertos.
No caso dos cartões e promoções de fim de ano, infelizmente as fraudes são tão comuns que fica impossível recomendar que se tente distinguir os e-mails maliciosos dos legítimos. Se você quer mandar um desejo de boas festas por e-mail, faça isso em modo texto.
Não use links e evite até mesmo anexos. Se você receber um e-mail desse gênero, jamais siga links ou abra anexos. É arriscado demais. Se você realmente quer enviar um cartão, o Infoescravo sugere: envie por correio “de verdade”.
Abaixo você confere alguns dos golpes que circularam em 2008. As imagens foram cedidas pelo grupo de Análise e Resposta a Incidentes de Segurança (ARIS) do Linha Defensiva. É possível perceber, pelas datas, que eles se estendem do início de dezembro até o início de janeiro. As marcas e nomes de empresas envolvidos foram retirados das imagens.
Se você receber um e-mail que suspeita ser malicioso, você pode encaminhá-lo para o Linha Defensiva. O e-mail será analisado e, caso contenha conteúdo malicioso, será feita uma tentativa de reduzir o número de vítimas, derrubando os links que levam aos sites infectados. Veja como encaminhar as mensagens aqui.
Todas as mensagens abaixo têm links que levam para vírus que roubam senhas de banco e circularam no final do ano passado. Clique para abrir a galeria.
Nenhum Comentário