O Google anunciou o lançamento de seu aplicativo gratuito de navegação curva-a-curva para smartphones com o Android 2.0.
O serviço Maps Navigation ainda se encontra em fase beta, mas já possui um sistema baseado em GPS com visualizações 3D, narração de rota e reajuste automático de rotas.
A exclusividade para celulares equipados com o sistema operacional da própria empresa é um forte golpe na Apple com o iPhone.
“Ao contrário da maioria dos sistemas de navegação, o Google Maps Navigation foi construído a partir do zero para tirar vantagens da conexão com a internet no seu telefone”, afirma Keith Ito, engenheiro de software da empresa, em um post no blog oficial.
A ferramenta possui mapas atualizados automaticamente pela internet, sem a necessidade de comprar atualizações ou novos aparelhos. O recurso Traffic View, que mostra o tráfego em tempo real (disponível nas versões para computadores e iPhones) também está inclusa. Além disso, eventuais falhas em rotas e pontos de engarrafamento serão corrigidos conforme pessoas reportam os problemas ao Google.
Já o recurso de voz, em inglês, permite que o aplicativo procure por endereços no mapa por meio da fala do próprio usuário. Basta dizer o nome de um estabelecimento ou ponto de referência que o programa busca o endereço. Outra novidade é a habilidade de procurar por coisas (estabelecimentos ou endereços específicos) dentro de uma rota pré-estabelecida, sem que seja preciso desviar do caminho. Além disso, o Street View funciona com um duplo clique no objeto do mapa, permitindo ter uma visão em 360 graus de algumas localidades. A visualização por satélite também está disponível.
O primeiro aparelho com o Google Maps Navigation e o Android 2.0 será o Droid, da operadora Verizon, somente para usuários nos Estados Unidos. A utilização do serviço será gratuita, pela internet (os gastos com os dados dependerão do plano de internet do usuário).
Conferir um vídeo com o serviço em ação:
O recurso é anunciado em meio a boatos de que a Apple planeja elaborar seu próprio aplicativo de mapas após ter comprado uma empresa especializada, a Placebase. O Google Maps no iPhone possui recurso de visualização por satélite, situação do tráfego em tempo real (em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo) e rotas, mas não exibe navegação curva-a-curva por voz.
A Tom Tom, empresa especializada em GPS automotivo, comercializa um software com o recurso para o smartphone por cerca de US$ 100 nos Estados Unidos.
Ok