O Google está lançando um novo serviço de pagamento eletrônico.
O “Google Wallet” é um serviço que vai transformar celulares em “carteiras” para realizar pagamentos como se fossem cartões de crédito ou de débito em estabelecimentos conveniados.
O Google Wallet armazena as informações do cartão do usuário em aparelhos com o sistema operacional Android instalado.
Para funcionar, basta aproximar o celular em uma máquina do ponto de venda, digitar uma senha e a transação é completada automaticamente. A cobrança é feita da mesma forma que uma compra convencional com cartão. O estabelecimento pode ainda creditar ao usuário pontos de um programa de fidelidade, que também podem ser armazenados na Wallet.
O sistema utiliza a tecnologia NFC(Near Field Communications – Comunicação por proximidade) que está integrada em smartphones como o Google Nexus S para fazer a transmissão das informações criptografadas.
O sistema começa a funcionar hoje nos Estados Unidos ainda em fase de testes e haverá testes de campo em Nova York e São Francisco.
Neste primeiro momento, apenas os cartões de crédito Mastercard emitidos pelo Citibank estarão aptos a utilizar esse sistema do Google e serão aceitos no pagamento de bens em 120 mil lojas nos Estados Unidos equipadas com o sistema Paypass da Mastercard.
Além do cartão do Citi, o Google também está testando um cartão de pagamento pré-pago com sua marca própria, que pode ser carregado a partir de qualquer cartão de crédito.
A empresa espera lançar oficialmente o produto em meados de julho nos EUA. De acordo com a assessoria de imprensa do Google no Brasil, ainda não há data para que o serviço Google Wallet desembarque em território nacional.
COMPARTILHAR