Por Ramon Tessmann
O Facebook lançou recentemente uma grande novidade: as hashtags.
As hashtags agora são clicáveis no Facebook.
As hashtags usadas no Facebook trabalham mais ou menos como as hashtags no Twitter ou Instagram.
Quando você clica em um termo seguido por hashtag você poderá ver um feed de informações do que outras pessoas ou páginas estão falando daquele tópico. Então, setar uma hashtag é como setar um tópico que você considera importante para você.
Isso de acordo com o próprio Facebook.
Hashtags no Facebook
Para aqueles que não nunca usaram ou não sabem o que é uma hashtag: toda palavra ou expressão sucedida pelo símbolo # é considerada uma anotação de hashtag. Esta palavra ou expressão pode ser um assunto ou tópico importante. Algo relevante para quem se utiliza deste artifício. Constitui também uma forma simples de tornar alguns tópicos mais “buscáveis”.
Conforme o Facebook anunciou você agora pode:
- Busca uma hashtag específica
- Clicar nas hashtags e ver várias informações relacionadas, postadas por outras pessoas ou páginas
- Fazer postagens diretamente do feed da hashtag clicada ou buscada
As hashtags são um grande passo para ajudar as pessoas encontrarem o que outras pessoas estão falando sobre determinado assunto. Assim elas podem usar estas informações para participar de mais discussões, gerar conteúdo ou simplesmente encontrar mais opiniões sobre determinados temas. É legal que o Facebook deixou bem claro que implementará melhorias no sistema nos próximos meses, como o “trending hashtags”. Acredito que isso funcionará mais ou menos como no Twitter, com algumas alterações.
Bem, desde já quero deixar claro para você que esta novidade pode trazer uma série de oportunidades para seu negócio. É difícil até mesmo pensar nos vários benefícios que isso pode gerar. Mas hoje vamos falar de 3 ideias para você otimizar seus posts se aproveitando das Hashtags:
01 – Lista de Hashtags
Crie uma lista de palavras altamente relevantes para você. Estas palavras precisam ter um bom número de buscas. Para desenvolver esta lista você pode usar a Ferramenta de Palavras-Chaves do Google. Vamos supor que você trabalha com tele-entrega de pizzas. Poderá usar palavras como:
#pizzaria
#suacidade
#pizzas
02 – Sem SPAM
2. Comece a usar as hashtags juntamente com estas palavras nos seus posts. Mas cuidado, não saia colocando hashtag em tudo! Senão ficará ruim para o usuário ler um post desta forma:
#Venha #comer #em #nossa #pizzaria #delícia
Por favor, não faça isso. Além de você perder tempo colocando hashtag em cada palavra, muitas delas não serão relevantes e o post ficará muito ruim para o usuário ler. Faça um post elegante. Use as hashtags de forma elegante e relevante, por exemplo:
Agora é hora de pedir sua #pizza em #Curitiba. Que tal receber sua #pizza em menos de 45 minutos? Ligue XX XXXXXXXX – #Pizzaria do João.
Pronto! Bem elegante e relevante. Não faça SPAM de Hashtag.
03 – Use Hashtags em outras redes
Use as mesmas hashtags em outras redes sociais que estão conectadas ao seu Facebook, como por exemplo Twitter, Instagram, Pinterest entre outros. Estas hashtags serão clicáveis e também poderão ser pesquisadas no Facebook. É muito importante manter as mesmas hashtags nas redes sociais e assim manter sua mensagem de marketing consistente.
Uma última dica: uma hashtag é como se fosse uma busca. Elas determinam assuntos. Mantenha as hashtags relevantes, pois você pode ganhar uma exposição não desejada e assim incomodar usuários que nada tem haver com seu negócio.
É isso aí. Deixe seu comentário abaixo e dê um curtir neste artigo. Até breve.
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