Quantas pessoas você conhece que não passam nem perto de uma agência bancária?
A diversidade de canais de atendimento que os bancos oferecem hoje – sobretudo com o uso de internet e ATMs – afastou clientes do banco físico.
Bom para os usuários, que contam com a praticidade de resolver suas pendências financeiras de onde estiverem, e também para os bancos, que reduzem drasticamente seus custos operacionais.
A tarefa de abrir uma conta, no entanto, não exime ninguém dar uma passadinha na agência, pelo menos para levar os documentos necessários para a abertura. Ou melhor, eximia.
O HSBC está iniciando nesta semana o projeto HSBC Direct. Nele, não há portas giratórias de vidro, seguranças, barulho de caixas e de senhas de atendimento. Basta entrar no site, digitar seu CPF e pronto. Abrir uma conta no banco ficou tão simples quanto abrir uma conta de e-mail.
É um produto que não é baseado na renda do cliente, mas sim na atitude. São pessoas que querem resolver seus problemas sozinhas, na hora em que elas bem entenderem”
É o que afirma Marcello Veronese, superintendente de canais diretor do HSBC. Segundo ele, a renda mínima exigida é de 1,5 mil reais por mês. Como os documentos autenticados são obrigatórios, fica a opção do cliente de mandá-los pelos Correios ou então de receber a visita de um promotor do HSBC.
A operação da conta é feita basicamente pela internet e pelo celular. Um aplicativo Java (J2ME) desenvolvido pela Siemens/Wasys funciona como canal de mobile banking e um token eletrônico, que gera uma senha forte para a realização de transações em caixas eletrônicos. “O cliente paga uma tarifa fixa de 24 reais por mês e tem acesso a serviços ilimitados, como DOC e TED”, diz o executivo.
Uma agência única nacional
Em termos de registro, o HSBC Direct funcionará como uma única grande agência do banco, com sede em Curitiba. Usuários de outras partes do país podem fazer consultas em outras agências da instituição financeira, mas a ideia é que eles resolvam seus problemas a distância.
Haverá gerentes trabalhando em regime 24 por 7 (24 horas por dia, nos sete dias da semana). Por meio de uma senha, o cliente pode falar direto com seu gerente pelo telefone. Consultas também podem ser feitas via chat que, em breve, estreará uma ferramenta de videoconferência.
O HSBC Direct conta com investimentos globais de 70 milhões de dólares e possui 1,5 milhão de clientes em quatro países: Estados Unidos, Canadá, Taiwan e Coréia do Sul. No Brasil, a meta é chegar a 100 mil usuários até o final do ano.
E você, será um desses clientes?