Para começar é preciso entender porque este efeito ocorre.
Em geral, quando há baixa intensidade da luz, a pupila dos olhos se dilata para que possam enxergar melhor nessas condições. No momento da foto, as pessoas e também os animais são flagrados olhos com as pupilas muito abertas.
Pela intensidade da luz e pelo fato de as pupilas estarem dilatadas, a câmera é capaz de registrar o reflexo do flash no fundo do olho, que ilumina o que está lá.
No caso dos olhos humanos, o fundo do olhos tem a cor avermelhada. Em fotos de cães e gatos, o que vemos é um azul-esverdeado não menos horripilante. Você deve estar perguntando por que isso não acontece em ambientes iluminados. Justamente pelo fato de as pupilas estarem contraídas. E é justamente esse o ambiente que você deve proporcionar para que os fotografados não saiam com os olhos vermelhos (ou qualquer que seja a cor do fundo dos olhos).
Sempre que possível, use iluminação natural ou diminua a velocidade do obturador ou use uma sensibilidade maior de ISO para evitar que o flash seja acionado. Se for de noite, tente iluminar o ambiente acendendo todas as luzes que puder.
Nenhum Comentário