Mesmo com a popularização dos serviços de email e das redes sociais, muitos internautas ainda esbarram frequentemente em um problema não-resolvido da sociedade digital: o envio constante de arquivos pesados.
Vídeos em alta definição, álbuns fotográficos daquela última festa, a discografia inteira daquela banda que você mais gosta…
Independentemente do tipo de documento que você deseja compartilhar com seus amigos, seus planos geralmente são frustrados com as limitações dos serviços que dispomos atualmente.
O Gmail, por exemplo, possui restrições rígidas quanto ao tamanho dos arquivos que podem ser enviados por anexo.
Fazer upload de algo no Dropbox e pedir para que o destinatário faça o download também pode não ser uma boa ideia, visto que isso demandaria uma internet de altíssima velocidade para ambas as partes.
E foi pensando nessa série de obstáculos que um grupo de desenvolvedores franceses desenvolveu o Infinit, um serviço completamente gratuito cuja premissa é “tornar o compartilhamento de arquivos mais social do que nunca”.
Como ele funciona?
Em vez de armazenar os arquivos compartilhados em servidores próprios, o Infinit adota o protocolo peer-to-peer (também conhecido como P2P ou “ponto-a-ponto”), mesmo conceito utilizado em programas de torrente como o BitComet.
Isso quer dizer que os pacotes de dados são transferidos diretamente do seu PC para a máquina do destinatário, agilizando o envio e aumentando a sensação de segurança (visto que os documentos não passam por nenhum outro lugar durante o processo de compartilhamento).
Para começar a usar o Infinit, você precisa antes de tudo baixar seu cliente para desktop (há uma versão para Windows e outra para Mac) e fazer um registro gratuito informando nome, email e senha alfanumérica.
Em seguida, execute o software; ele iniciará de forma minimizada na bandeja do sistema.