Do lado de fora, o iPhone 3G S não é muito diferente. Mas não se de deixe enganar pela aparência. Por dentro há muita coisa a ser observada.
A principal diferença entre os dois smartphones está na capacidade de armazenamento: pelo mesmo preço (199 dólares nos Estados Unidos), você leva para casa um iPhone 3GS de 16 GB ou um Palm Pre de 8 GB.
E, para completar, a geração atual do iPhone caiu para 99 dólares (por aqui, sem contrato, custa 1.799 reais).
Por 100 dólares a mais que um Palm Pre, o usuário no mercado americano que optar pelo iPhone 3GS vai levar 32 GB de armazenamento (quatro vezes mais que um Palm Pre).
Com relação à câmera, tanto o Pre quanto o iPhone 3G S estão limitados a 3 megapixels, mas há algumas diferenças em recursos: o equipamento da Palm traz LED flash, mas sem foco automático, gravação de vídeo ou capacidade de edição.
Além disso, não é possível ajustar o balanço de brancos ou exposição.
A Apple não inclui flash nesta geração do aparelho (nem nas anteriores, aliás). Mas a nova câmera do 3GS traz alguns recursos bem legais. É possível controlar o foco tocando na tela ou com o recurso autofocus. A maior diferença entre as câmeras, porém, está no recurso de captura de vídeo do novo smartphone da Apple, recurso que não existia no iPhone 3G.
Veja o comparativo Palm Pre X iPhone 3GS
O iPhone 3GS permite fazer filmes com 30 quadros por segundo, com qualidade VGA. Recursos como foco automático e balanço de brancos também se aplicam ao modo vídeo. É possível editar o vídeo facilmente, bastando tocar na tela. Da mesma forma é possível compartilhá-los via internet, via e-mail, MMS, MobileMe ou YouTube.
E mesmo alguns dos recursos que colocavam o Pre à frente do iPhone 3G foram resolvidos no 3GS ou pela atualização para a versão 3.0 do sistema operacional do iPhone, tais como recurso de copiar e colar; envio e recepção de mensagens multimídia (MMS), tethering (capacidade de usar o telefone como modem), tecnologia de Bluetooth A2DP e recurso de geotagging para foto e vídeo.
Nenhum dos dois smartphones inclui rádio FM, mas o novo iPhone tem uma bússola digital e o recurso de comando de voz, que permite dizer ao aparelho para ligar para alguém ou para que ele toque uma música. Por outro lado, o telefone da Apple continua sem bateria removível ou mesmo um teclado físico.
Quando se fala em software, a Apple leva grande vantagem: ela tem a App Store, com mais de 50 mil aplicativos (apesar de muitos deles não estarem disponíveis para os usuários brasileiros). Nesse campo, a Palm apenas engatinha.
No campo da autonomia, a Apple afirma que incrementou o tempo de vida da bateria, item importante, pois o iPhone atual é um aparelho que vive conectado à tomada… Por outro lado, o Palm Pre também não se sai muito bem nesse quesito. Mas vamos aguardar os testes do 3GS para confrontar melhor esse aspecto.
kole Edu, bela matéria. Se, você fosse comprar um aparelho desse, qual dos modelos você levaria?
abração do amigo Malick.
Fala Malick,
olha, sem dúvidas eu fico com o iPhone. Me atende melhor.
abração