Os usuários do iPhone e do iPad, que durante anos foram impedidos de assistir conteúdo em Flash nesses aparelhos, agora poderão assistir vídeos de qualquer site.
A novidade é parte da nova versão do Flash Media Server, o servidor usado para hospedar o conteúdo Flash dos sites.
Entre os novos recursos, o sistema identificará o acesso de dispositivos com iOS aos vídeos e os converterá para um formato compatível com o sistema operacional da Apple.
Para fazer a mudança, os sites que possuem conteúdo em Flash precisam atualizar o software do sistema que, na versão atual, não consegue identificar os dispositivos que acessam os vídeos.
Na nova versão, quando o sistema identificar um dispositivo com o iOS, ele converterá o vídeo para o formato HLS, compatível com o QuickTime, software para exibição de vídeos da Apple, e com o HTML5.
Com a novidade, o resultado é que o iPhone e o iPad poderão reproduzir conteúdo em Flash graças a um formato desenvolvido pela própria Apple e sem exigir esforço de quem publica o conteúdo no formato da Adobe. Apesar do avanço, a exibição de animações e jogos em Flash continuam impedidos de serem vistos em dispositivos da Apple.
A Microsoft usa uma estratégia parecida para exibir os vídeos em formato Silverlight no iOS desde 2009.
COMPARTILHAR