A Kaspersky anunciou o lançamento de uma solução anti-malware que protege o computador antes mesmo do início do sistema operacional, o Kaspersky Anti-Virus para Unified Extensible Firmware Interface (KUEFI).
Para utilizar a novidade, é preciso ter um sistema compatível com UEFI, caracterizado como um sucessor do BIOS.
O produto da Kaspersky, através do carregamento de um chip ROM, é capaz de verificar determinados arquivos de sistema e endereços de memória antes que o sistema operacional seja carregado, detectando programas maliciosos escondidos.
Assine a tag kaspersky para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados
A empresa explica que, antes dessa tecnologia, rootkits e bootkits poderiam ficar ativos no sistema antes de qualquer solução anti-malware convencional, permitindo que essas ameaças se escondessem do antivírus ou impedindo que o produto de segurança fosse carregado por completo na máquina.
“Estou incrivelmente animado com este anúncio. O lançamento do KUEFI só nos traz a vantagem que procuramos por tanto tempo em nossa luta contra o malware“, diz Nikolay Grebennikov, CTO da Kaspersky Lab.
“Anteriormente nossos inimigos estavam sempre um passo à frente. Eles eram os primeiros a encontrar brechas, pontos fracos ou vulnerabilidades de dia zero, enquanto tínhamos que encontrar uma solução para esses ataques. Mas agora, eles não serão mais capazes de esconder suas atividades maliciosas, uma vez que o KUEFI rodará no nível mais baixo possível para garantir que o sistema do usuário esteja limpo e seguro”, afirma.
A solução é desenvolvida para ser usada por organizações com os requisitos de TI mais rigorosos, como agências de Estado, organizações militares, usinas, indústrias, e quaisquer outras entidades onde a perda de dados relacionada à malware, vazamento de dados ou corrupção, representa a maior ameaça.
COMPARTILHAR