Ladrões usam tecnologia para impedir rastreamento de veículos

Cresce o uso de bloqueadores de sinais de satélite e de rádio em veículos roubados ou furtados, como forma de evitar o rastreamento por seus proprietários.

Por Jacqueline Lafloufa

Alguns criminosos têm utilizado bloqueadores de sinais de GPS e de radiofrequência importados da China para furtar ou roubar veículos de luxo, que poderiam ser rastreados por seus proprietários.

De acordo com o site do The Guardian, os bloqueadores são colocados na mesma frequência do sinal de rastreamento, de forma a confundir os dispositivos rastreadores, que não conseguem distinguir a exata localização do automóvel.

Os dispositivos bloqueadores de sinal também têm sido utilizados por funcionários, quando os veículos são rastreados pelas empresas, para poderem realizar trajetos não autorizados. O uso inadvertido, no entanto, pode causar sérios problemas na área de alcance do bloqueador. Em entrevista ao site Financial Times, Alan Frant, um especialista em rádio navegação, explicou que em um experimento na costa da Inglaterra instrumentos de acompanhamento da posição de navios à vela os mostram navegando em terra firme a uma velocidade de milhares de nós.

O receio de atividades terroristas com o uso desse tipo de bloqueador fez com que desde 2002 fosse desenvolvido, com apoio do governo do Reino Unido, um detector de bloqueadores de sinal de GPS. ?Se perdermos o sinal de GPS em aviões ou outros dispositivos que necessitam de precisão, como redes de emergência ou estações de energia, estes perdem a habilidade de aplacar estes tipos de ataques terroristas, que podem ser sérias consequências?, alerta Charles Curry, diretor de gerenciamento da Chronos Technology, que desenvolveu um protótipo do dispositivo para uso em aeroportos, portos e outros locais que contam com a precisão de nano segundos dos GPSs.

Receba essa e muitas outras notícias no seu celular. Envie igtecnologia para 49094

Continue lendo »

COMPARTILHAR

Comentar