por Fernando Petracioli
Você é daqueles que escuta seu acervo de mp3 nas sofríveis caixinhas de som do PC enquanto tem um aparelho de som potente à disposição na sala ou no quarto?
Como você já deve ter pelo menos suspeitado, é perfeitamente possível utilizar seu microsystem ou aparelho do gênero para reproduzir o áudio de seu computador – evidentemente, com muito mais qualidade.
Fazer essa ligação é extremamente simples.
Mas antes de começar será necessário verificar se o seu som possui a função ‘Auxiliar’, ou alguma equivalente. Consulte o manual do aparelho ou o site da fabricante.
Após checar essa informação, você vai precisar apenas de um cabo cujas extremidades sejam, de um lado, ‘macho’ P2, e do outro, ‘macho’ RCA. Diz-se ‘macho’ pois se trata do pino, e não do receptor da conexão.
A conexão P2 também é chamada de 3,5 milímetros (praticamente um padrão atualmente) e ainda é conhecida popularmente como ‘bananinha’. Você vai encaixá-la em alguma saída de áudio de seu computador – que pode ser a conexão da placa de som ou mesmo qualquer saída para fone de ouvido.
Já a extremidade RCA se compõe, na verdade, de duas conexões distintas. Em geral uma delas é vermelha e a outra, branca. Procure no seu aparelho de som pela entrada ‘Auxiliar’; ela pode estar com o nome de ‘Vídeo’, pois é muito comum que seja usada para conectar o áudio de um tocador de DVD ou Blu-ray, por exemplo.
Preste atenção nas cores, combinando os cabos com os conectores do som, que também são vermelho e branco, via de regra.
Tome cuidado para não colocar o cabo P2 na entrada de áudio da placa de som, pois o encaixe de ambas é igual; para não haver erro, é só colocá-lo no lugar da sua caixinha de som.
Na hora de encaixar os cabos, é melhor fazê-lo com todos os aparelhos desligados para evitar problemas. Com tudo conectado, é só alternar o seu aparelho de som para o modo ‘Auxiliar’, ou função equivalente. Pronto: todo áudio reproduzido pelo PC será emitido nas caixas de seu aparelho de som, com muito mais potência e qualidade.
Outras conexões
As orientações acima servem para a maioria dos casos. No entanto, pode haver alternativas, dependendo do seu PC e do seu som. Uma delas é o cabo USB. O seu computador certamente possui uma conexão dessas, mas, no caso do seu som, a probabilidade não é muito grande.
Além disso, o aparelho precisa ter um decodificador de som USB. Consulte o manual do aparelho ou o site da fabricante.
Em caso positivo, é possível até ir além, pois este tipo de som consegue ler pendrives com mp3, por exemplo, dispensando até mesmo a conexão direta com o PC – afinal o ‘player’ dos arquivos de música passaria a ser o próprio aparelho de som.
Mas se sua intenção for colocar o áudio de um game no som enquanto joga, deverá mesmo usar um cabo USB.
Outra possibilidade é a de sua placa de som oferecer a saída digital S/PDIF. Esse tipo de conexão, juntamente com o cabo óptico que se usa nela, além de proporcionar melhor qualidade, ainda livram a comunicação de possíveis interferências.
Nesse caso, seu aparelho de som também deverá ter uma conexão S/PDIF – de entrada – evidentemente.
O cabo digital óptico possui as duas extremidades idênticas.
COMPARTILHAR