A Dell anunciou um acordo com a Canonical para oferecer desktops e laptops Dell com Ubuntu.
Em fevereiro, a Dell já havia anunciado que venderia computadores com distribuição Linux e negociava com fabricantes de software a distribuição mais adequada.
Esta semana, o porta-voz da empresa Kent Cook anunciou que a versão escolhida foi o Ubuntu 7.04, distribuído pela Canonical.
De acordo com a Dell, a decisão de oferecer computadores com distribuição Linux atende a pedidos de diversos consumidores da empresa, que pediam uma alternativa ao Windows.
Inicialmente, a Dell oferecerá desktops da linha Essential e Dimension com a opção de Ubuntu. Entre os laptops, a linha Inspiration será oferecida também com Ubuntu.
A Dell avaliou que o Ubuntu é a distribuição mais amigável para atender novos usuários que desejam migrar para o software livre.
Do mesmo modo, a fabricante afirma que encontrou na Canonical uma parceria confiável para produzir distribuições que suportem sem problemas os componentes e hardware usados pela Dell na fabricação de seus computadores.
Os primeiros PCs Dell com Ubuntu devem estar disponíveis para venda já no final deste mês. A Dell também vai disponibilizar PCs sem sistema operacional ou com Windows XP ou Vista.