De certo modo, performance melhor sem precisar comprar outro computador até paga a atualização para o Lion, independente das novidades. Mas, se você usa muitos aplicativos de terceiros, não se apresse. Os desenvolvedores vão precisar atualizar cada programa externo para se adequar ao novo convívio do Lion. A começar pelo Office e pelos browsers alternativos, como Firefox e Chrome.
No caso do Chrome, o Google já avisou que vai “demorar um pouco”. A Microsoft, até agora, não se pronunciou em relação ao Office.
Outro susto: se você depende do Address Book como agenda de endereços ou anotações, reze por paciência. A exemplo do Finder, a Apple piorou uma ferramenta que já não era grande coisa, mas funcionava perfeitamente.
Não adianta explicar muito se você não usa com frequência (tenho 4.890 fichas no meu Address Book do Mac), mas vou tentar resumir.
A agenda de endereços “ganhou” um visual similar a um caderno, uma viagem psicodélica-retrô da Apple que lembra o Lotus Organizer em 1995.
Como se não bastasse, é um caderno de tamanho fixo: você não pode mais aumentar a janela para o tamanho desejado, agora há um limite. E depois de virar a página no endereço clicado, vai ter que usar um clique a mais para voltar ao início. Complicou uma ferramenta, até então, simples e funcional.
Quer infartar mesmo? Essa agenda de endereços do Lion continua sem diferenciar acentos na busca. Ou seja, com minhas quase 5 mil fichas cadastradas, se eu procuro alguém do “Pará”, o Lion vai me retornar centenas de resultados: ele não diferencia “Pará” de “para” na hora de fazer a busca em tempo real. Bug tão ridículo que me faz questionar de onde vem o ácido desses programadores que não consertaram isso no Lion.
O Launchpad, um dos truques para transformar o Mac em iPad do Gargamel, é um conceito interessante, porém, de uso complicado. Se você tiver paciência de passar duas horas organizando o Launchpad de acordo com a sua demanda de aplicativos mais usados, talvez (um dia) ele se torne útil. Porque sozinho o Launchpad não vai organizar nada e vai poluir com páginas e mais páginas de atalhos e ícones que você nunca vai usar.
O Launchpad funciona bem em tablets, no iPhone de Itu. Para um computador com dezenas de aplicativos, vira uma confusão.
Particularmente, continuo usando a aba de “Aplicativos” e, mais ainda, os atalhos de teclado. Não tem como ser mais simples do que isso. Fica ao gosto do freguês.
Outro truque pró-Gargamel é o Mission Control. Quando me perguntam a utilidade, não sei responder. É praticamente a mesma coisa que existe hoje com o Spaces e Exposé, apenas com o adicional de separar os aplicativos abertos de um lado e os aplicativos em tela cheia com destaque na parte superior da tela. Você vai usar isso tanto quanto usava o Spaces. Para fazer basicamente a mesma coisa de um jeito mais estiloso.
A inversão do scroll do mouse (mudou o sentido, de baixo para cima e de cima para baixo) pode ser desativada sem maiores problemas nas preferências do sistema. Tem muito guru falando que leva pouco tempo para se habituar com a “novidade”. Com o touchpad, talvez haja alguma verdade nisso. Quem usa mouse externo (ex.: Magic Mouse), vai se complicar um bocado.
Os novos “gestos” (gestures) do touchpad podem ser bacanas, isto é, caso você encontre alguma utilidade que já não tinha antes no Snow Leopard. No uso diário, vale muito a pena (e realmente fica mais rápido) se você usa o Safari e outros aplicativos em tela cheia, pois agora pode-se avançar ou recuar uma página instantâneamente usando dois dedos. Se novas versões de Chrome, Firefox e Opera resolverem adotar o recurso, será outro ponto positivo para o novo gesto no touchpad.
Por falar em mouse e touchpad, a maior mancada do Lion é limitar o gosto do usuário: ou você configura o botão direito para ser acionado com dois dedos ou configura para o canto inferior direito (ou esquerdo) do touchpad. A diferença é que, no Snow Leopard, ele aceita os dois modos de entrada: dois dedos ou canto inferior do touchpad. Com o Lion, usar os dois dedos anula a opção de usar o canto inferior do touchpad. Não tem sentido algum, zero mesmo.
Novesfora toda essa rabugice, o Lion tem um precinho camarada e você pode instalar em vários Macs. Mas está muito longe de ser uma atualização necessária, por enquanto.
Veja que ironia: com o Lion, a maioria das empresas precisará adotar a mesma segurança secular com os lançamentos da Microsoft. Ou seja, não fazer a migração até que saia a primeira grande atualização (Service Pack, no caso do Windows) do sistema operacional.
O Lion oferece recursos poderosos e um visual bacana, como vimos no review. Mas, hoje, deveria se chamar apenas Mac iOS e ser uma interface permutável do atual Snow Leopard, um componente adicional. Nada mais do que isso.
—
Paulo Rebêlo é editor adjunto do Webinsider, editor executivo da AF2 Comunicação e cronista bissexto na Hipopocaranga.
COMPARTILHAR
nao so o Lion como o lancamento do Final Cut X foi uma piada
Cara, impressionante… eu ja instalei o Lion… mais leve que o Leopard, novas funcionalidades q facilitam nossa vida… finder, pra mim e quem nao eh viciado no EXPLORER do ruindows, funciona perfeitamente. Post de quem eh fa do GAtes…
Porra de Lion, meu safari parou de funcionar! alguem teve o mesmo problema?
o écran desliga-se sem razão aparente…fuck!…
Minha rede parou…meus compartilhamentos pararam…minha impressora parou…a bagaça tá travando…maldita hora que atualizei…e eu fiquei todo feliz que paguei so 29 doletas….QUE MERDA!!! como a apple pode fazer isso????? Quer se igualar ao Ruindows????
Entre outros bugs encontrados:
1. O growl não aceita reconfigurações. Por exemplo não quero ver notificações do Scrobbler da Last.fm a cada música, mas o Growl continua a mostrar e não adianta desmarcar, na próxima música ele volta a aparecer.
2. AutoCad for Mac NÃO RODA NO LION! Percebi nos fóruns que, aqueles que têm Macs i3, i5 ou i7 e um card de vídeo extra, conseguem. Quem utiliza a NVIDIA GeForce 9400? Senta e chora ou reinstala o Snow Leopard. Não é um BUG do Lion, mas é um absurdo das duas empresas. Tanto da AutoDesk quanto da Apple.
3. Wifi “desconfigura” a tua conexão doméstica. É necessário desligar o wifi do MBP ou até fechar a tampa e reabri-la.
4. Safari – eternamente abrindo um site… acontece direto.
5. Mail – a todo momento perde as senhas das contas cadastradas. Tudo bem que isso já acontecia no Snow Leopard e como não me meto a descobrir o porque disso, talvez tenha alguma solução simples.
6. System Preferences > Users & Groups > change password: ACHTUNG! Se mudares a senha de admnistrador, vais ter de reiniciar o lap imediatamente. Caso contrário, entrando em descanso de tela e se tiveres configurado para introduzir a senha imediatamente após, não vais conseguir! O Lion não aceita a senha nova e nem a velha! Agora imaginem o meu desespero quando descobri isso por acaso!
7. QuickTime Player 10 – não lê mais arquivos .srt, quando tentas iniciar um filme com legenda ele, O Lion, te oferece o download do QT P 7.
8. Ao salvar qualquer imagem no Desktop enquanto estás navegando no Chrome, para aparecer a miniatura tens de aplicar um “relaunch” no Finder. O mesmo não acontece no Safari. Portanto deve ser alguma atualização necessária ao Chrome. Mesmo assim, né?
9. Quando utiliza-se dois displays e aplica-se o full screen, um dos dois fica inativo, a tela fica totalmente escura e não temos domínio sobre ambos, apenas sobre aquele que contém a tela cheia. Para quem quer assistir a um filme, okay, nada mal. Apesar do inconveniente de tirar do usuário o controle sobre suas próprias ações. Mas e para aquelas pessoas que usam dois displays de forma profissional? BUG medíocre este.
10. Para acionar o “key repeat” não adianta ir apenas em system preference, tem-se que abrir o “terminal” e digitar: defaults write -g ApplePressAndHoldEnabled -bool true. Não é um BUG, mas é uma idiotice inconveniente e gera a pergunta: para que o System Preference então?
11. Tu podes aplicar um papel de parede para cada desktop, mas não podes aplicar um papel de parede para todos. E se eu quiser todos os meus desktops com um papel de parede apenas? Onde está o meu direito sobre esta configuração? Não é UM BUG, mas da mesma forma que mudar uma vírgula no script do Mac OS X contou para as 250 modificações, vou contar como BUG também.
12. O Adress Book está com uma interface tão rWindows que vou contar como BUG também… Feio que dói!
Tenho encontrado uma série de outros pequenos bugs no dia a dia que não me recordo agora… Alguns dos problemas que citei não são bugs do Lion, mas incompatibilidades do mesmo com os softwares que utilizamos. Anyway, não dá para comparar “XP vs. Vista”, mas é a primeira imagem que me vem à cabeça. Claro, o Snow Leopard é inifinitamente melhor que o XP e o Lion não é tão horroroso quanto o Vista, mas…
De qualquer maneira estou prestes a reinstalar o Snow Leopard do zero, pois preciso do AutoCad e não vou ficar esperando os dois paquidermes da informática mundial (AutoDesk e Apple) resolverem seus problemas de incompatibilidade. Uma merda tudo isso! O termo certo, apesar de chulo é este: merda! Fora o gasto dos 29 dólares.
1. Não concegui usar a nova função de pesquisa do trackpad com 3 dedos.
2. Toda vez que abro um arquivo de texto, no editor de texto, abre outra janela do editor em branco!
3. Photobooth travannnnndo demais em tela cheia.
Macbook Pro – Core i5 – 4 GB
O sistema MacOsX Lion ta cheio de problemas e o que mais me incomodou foi a incompatibilidade com a plataforma Flash. Um vídeo no youtube por exemplo, exige muito processamento do sistema e a simples tarefa de assistir vídeos na internet resultou na “morte do meu cooler”. Desinstalei o Lion, voltei pro Snow e vou ter que mandar o macbook pra assistência. Só vou instalar o Lion de novo quando aparecer uma versão 10.7.2.
Macbook Pro 13″ Core 2 duo 2,4 GHz, 4 GB DDR 3 1067 MHz
Aqui no meu o flash está perfeito… percebi apenas que o negocio ta esquentando muito. E olha que eu tinha um HP… hehehe. O trem esquentava mais que uma churrasqueira.
Macbook Pro 15″, core i7 2.0 GHz, 4 GB DDR3
Olá pessoal… sou novo e comprei meu MAC semana passada. Não cheguei a usar o snow leopard.
Percebi que as vezes da umas travadinhas… paginas do safari carregam eternamente, enfim, mas como eu sou novo nisso, achei legal o novo sistema.
Estou pensando em instalar o Snow leopard para testá-lo. Vocês me aconselham?
Saudações
ademais, percebo que a conexão wifi está caindo muito… no meu PC com Windows normal. Uff…
Alguém está com problemas a usar o Keynote? O meu abre normalmente mas quando vou alterar algum slide ele fecha e não apresenta nenhuma mensagem… No meu só está dando esse problema e com o flash…
Alguns recursos do Mac Os X Lion são realmente bem legais, como o lance das versões dos arquivos, voltar a pagina anterior do histórico do safari com gesto. Mas pude notar uma absoluta incapacidade do Lion em lidar com minha rede sem fios. Volta e meia não consigo acessar os sites, a conexão vive caindo, isso sem contar que, mesmo com uma internet a cabo de 10mb, minhas taxas são referentes a conexão de 1mb. Estou retornando ao Snow Leopard, de maneira que me sinto legalmente lesado ao ter pago US$ 29,00 (29 dólares americanos) por um Sistema Operacional pior que o que anteriormente tinha. Certamente entrarei em contato com o SAC da Apple para reclamar sobre todos os problemas que estão ocorrendo, assim como também pedirei uma restituição sobre o valor pago! Um abraço.
Estou com esse problema Victor, tomara que eles criem uma atualizacao para esse problema o mais rapido possivel. Toda hora tenho que ativar e desativar o wi-fi para conectar…
Tambem notei diversos problemas depois de migrar para o Lion, a rede WIRELESS que cai constantemente, velocidade lenta na conexao.
Mas o que esta me aborrecendo é o fone de ouvido Wireless que conecta via Bluetooth mas nao funciona, enquanto que no Snow Leopard funcionava muito bem.
Como utilizo muito o Skype por voz, terei que retornar, mesmo que temporariamente, ao Snow.
Mesmo problema João , voce saberia me dizer se consigo retroceder a atualizacao ?
O Lion ficou mais pesado, problemas de permissões são uma praga, o que era simples antes se tornou um martírio agora, o que era bom e útil sumiu (cade o save as? Por que retiraram?) Tarefas corriqueiras e necessárias se tornaram um pesadelo e passo mais tempo tentando ajeitar os bugs do que aproveitando meus programas, internet, que segundo a Apple iria tudo funcionar melhor! O Preview e o TextEdit faleceram e passei mais de um mês pesquisando e seguindo dicas para ressucitá-los enquanto usava programas semelhantes e menos eficazes que baixei. Foram tantas as tentativas que não sei qual os trouxe de volta à vida! Tive que aprender a fazer quanquer outra coisa enquanto a rodinha gay gira na minha frente, pelo menos agora tenho mais tempo de ver TV, ir aao banheiro, esquecer do trabalho que precisava terminar com urgência. Eu sugiro à Apple que mande um PC de brinde na próxima atualização!
Helpful information. Lucky me I discovered your website by accident, and I’m shocked why this accident did not happened earlier! I bookmarked it.
Caros, concordo com alguns comentários sobre o novo lion, comigo estou enfrentando um problema que talvez alguém possa me ajudar. Eu tenho contas de email de um provedor particular/privado onde tem certos critérios de configuração, pois bem, eu tenho sofrido muito com o novo sistema de email do lion, onde sempre ao ligar o meu mac air ou o meu mac de mesa, onde eles travam o ip por várias tentativas de conecção que por algum motivo nao reconheça as contas e fica tentando por diversas vezes conectar, assim tenho de ir e resetar o modem de email p renovar o meu ip e só entao conseguir ter meus emails entrando normalmente. Já tentei várias coisas, mudar a porta de entrada e saída, configuração de smtp ou pop, etc. N sei mais o que fazer, alguém tem mais sugestões ou enfrentou o mesmo problema e conseguiu resolver? Abraço.