Usuários mal intencionados têm conseguido alcançar um número cada vez maior de perfis importantes em redes sociais na internet
Por Fabiana Baioni
Os ataques de phishing espalhados pela rede de microblogs Twitter atingiram mais um perfil famoso no final da semana passada.
Desta vez, a vitima foi o Ministro de Energias britânico Ed Milliband.
Milliband se surpreendeu no final da noite de quinta-feira ao ver em sua página principal a postagem que dizia: “hey, i’ve been having better sex and longer with this here” (que em português quer dizer: “ei, eu tenho tido mais sexo com esse aqui”). O twitt vinha acompanhado pelo link de um site que vendia um substituto do medicamento Viagra.
Segundo o site TG Daily Milliband afirmou em seu perfil que foi vitima do phising e apagou a postagem maliciosa. Algumas horas depois voltou a utilizar normalmente o microblog pedindo aos seus seguidores que enviassem idéias para seu último projeto entitulado A Future Fail for All.
Para Graham Cluley, da empresa de segurança Sophos, o ministro precisa fazer mais do que apenas justificar a mensagem postada indevidamente em seu twitter, ele precisa também se preocupar em trocar a senha do microblog e pensar se esta senha é utilizada em outros sites na internet.
De acordo com o TechRadar contas importantes como a dos jornais The Guardian e BBC também foram atacadas. O site ainda informa que o blog do Twitter foi atualizado com a seguinte mensagem: ?Nos últimos dias, temos visto um aumento de tentativas de phishing e estamos trabalhando para redefinir as senhas de contas que foram afetadas?.
O Twitter ainda dá mais um conselho aos seus usuários: ?Se você receber uma DM ou ver uma mensagem com frases como: “This you ou ?LOL is this you? seguido de um link, por favor, não clique: existe um site de phishing do outro lado. Se você apenas recebeu a mensagem não significa que sua conta está comprometida, apenas se você clicou no link e digitou seu usuário e senha. Se você recebeu este tipo de spam de um amigo, é bom alertá-lo para alterar sua senha.
Mais informações em http://bit.ly/SecureMyAccount.
COMPARTILHAR