Manuscrito sobre a maçã de Newton está na Internet

O manuscrito que descreveu pela primeira vez como a queda de uma maçã inspirou o britânico Isaac Newton a desenvolver a teoria da gravidade foi disponibilizado ao público nesta segunda-feira nos arquivos digitais da Royal Society de Londres.

O texto faz parte de uma biografia do cientista escrita em 1752 por William Stukeley, que conta ter ouvido a história enquanto tomava chá com o físico sob a sombra de macieiras, durante uma tarde da primavera de 1726.

“Foi provocada pela queda de uma maçã, enquanto ele [Newton] estava sentado com um ar contemplativo”, escreveu Stukeley em A Vida de Sir Isaac Newton. “‘Por que aquela maçã sempre tem que descer perpendicularmente até o solo’, pensou ele consigo mesmo… Por que ela não vai para o lado ou para cima? Mas constantemente até o centro da Terra? Certamente, a razão é que é a Terra que a puxa. Deve haver um poder de atração envolvido”.

O episódio teria acontecido por volta de 1660, quando um surto de praga fechou a Universidade de Cambridge e forçou Newton a se retirar para a casa de seus familiares no norte da Inglaterra.

Apple e os computadores: relação conhecida

A origem do nome da fabricante dos computadores Macintosh (Mac), é profunda. Basta levar em consideração o desenho do primeiro logotipo da empresa. Segundo ela, Jobs teria escolhido a maçã por estar associada às grandes descobertas físicas feitas por Sir Isaac Newton.

Logos da Apple
Logos da Apple: o 1º traz Newton e a queda da maçã.

COMPARTILHAR

Comentar