A Microsoft não poderia ficar para trás da Apple. E não ficou, pois lançou o Zune 3.0 e juntamente o software homônimo para controle de mídia dos PCs.
Hoje já existe o Zune HD, com muito mais recursos e muito mais estabilidade do que o primeiro da empresa.
O mesmo aconteceu com o programa, que passou por várias mudanças até chegar à versão atual.
Zune Software
Logo após a instalação do Zune é necessário reiniciar o sistema operacional para que o programa rode sem problemas. Logo na inicialização já poderá começar a ser percebida a maior qualidade do Zune: interface gráfica.
Em um visual que lembra bastante o Windows Media Center do Windows 7, as opções são navegáveis por meio da movimentação do mouse, mas apenas pelo direcionamento do cursor, sem a necessidade de cliques. Nessa tela inicial ficam os arquivos favoritos (Pins) e os novos (New), o histórico (History) e a possibilidade de verificação da biblioteca de mídia (Go to your collection).
Após adicionar os arquivos às listas de reprodução do Zune, você pode fixá-los na tela inicial. Para isso é necessário clicar sobre as miniaturas dos arquivos com o botão direito e em seguida sobre a opção “Pin to Quickplay”.
Caso você não queira modificar as configurações do Zune para que ele importe as músicas e vídeos de outras pastas que não a pasta padrão do Windows, arraste os arquivos de mídia para a interface do programa. Feito isso, eles serão ordenados alfabeticamente e estarão na aba referente ao tipo de arquivo (Music, Video ou Pictures).
Músicas
Dentro da aba de músicas é possível ainda ordenar todos os arquivos de diversas maneiras diferentes, à sua escolha. Os arquivos podem ficar dispostos por artista, gênero, álbum, música ou listas de reprodução (playlists). Não importa qual seja a escolha, os mecanismos de execução são os mesmo.
Ao lado dos controles de volume e reprodução, há um pequeno botão representado por uma barra de equalização. Clicando sobre ela o modo “Em execução” é ativado e você pode desfrutar de uma interface bem mais atmosférica do que a original, pois o player ganha traços mais escuros e o fundo da tela fica tomado por capas de álbuns.
Miniplayer
Além da possibilidade de escutar as canções na bela interface do programa, é possível também executar um miniplayer do Zune. Para acioná-lo basta clicar sobre o ícone representado por dois quadriláteros ao lado dos comandos Maximizar, Minimizar e Fechar.
O miniplayer integra as funções básicas dos reprodutores multimídia: botões de pausa, reprodução, avanço e retrocesso de músicas e controlador de volume. Além disso, também exibe a miniatura da capa do disco que está sendo reproduzido e funciona no modo “Always on top” (Por cima de todas as janelas).
Barra de tarefas
Ao minimizar o Zune pela primeira vez, é oferecida a opção de adicionar o software à Barra de tarefas do Windows, em um modo parecido com o que ocorre com o Windows Media Player. A barra fixada possui as mesmas funcionalidades do miniplayer, com exceção do controle de volume.
Vídeos
Os vídeos são apresentados de maneira bastante semelhante às canções. Mas ao invés de haver a opção “Em execução”, o software sempre os executa os vídeos em interface completa, não havendo possibilidade de assistir aos eles em uma janela reduzida ou então em miniplayers.
COMPARTILHAR