Você não tem gostado da falta de privacidade e bugs no Facebook?
Acha complicado lidar com as configurações do site que controlam quem podem ver o que você publica?
Você não está só.
Tantas foram as críticas ao novo sistema de privacidade do Facebook lançado em abril que a empresa se comprometeu a lançar uma versão mais segura e simplificada.
Segundo o site TechCrunch, o vice-presidente de produto do Facebook, Chris Cox, prometeu que as mudanças serão implementadas nesta quarta-feira e que as novas configurações serão “drasticamente mais simples e melhores”.
Em artigo publicado no jornal americano Washington Post, o criador e principal executivo da empresa, Mark Zuckerberg, reconheceu que os usuários estão insatisfeitos. “Nossa intenção foi oferecer um controle mais granular, mas isso pode não ter sido o que muitos de vocês queriam. Nós erramos”, disse, prometendo mudanças para as próximas semanas.
O sistema de controle de privacidade implementado em abril tornou públicas informações como cidade de residência do usuário, cidade de nascimento, interesses pessoais e amigos. Antes, tais informações eram visíveis apenas pelos amigos adicionados pelo internauta na rede social.
Críticas mais graves foram feitas pelo Wall Street Journal na semana passada. De acordo com o jornal, Facebook, MySpace e outros sites do gênero estariam fornecendo a empresas de publicidade informações que permitem localizar o nome real e informações pessoais dos usuários, contrariando a promessa feita pelos sites de não repassar esses dados sem autorização.
Ao clicar num anúncio, o site captura o nome e o número de identificação do internauta, usado dentro do sistema, e os reenvia para o responsável pelo anúncio. Dependendo do que o usuário publica na rede social, essa combinação nome e número pode levar ao perfil individual, revelando nome, idade, profissão, preferências.
Essas informações ajudariam a direcionar os anúncios de acordo com os usuários.
COMPARTILHAR