Natal é época preferida dos golpistas para roubar dinheiro dos internautas

Cibercriminosos usam seus melhores golpes para conseguir senhas e dados pessoais aproveitando o clima natalino.
O final de ano é o período preferido dos cibercriminosos para roubar dinheiro e informações financeiras dos usuários de internet, de acordo com a McAfee.
O estudo “Os 12 Golpes Virtuais Natalinos” revelou, com dados de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, que mais de US$ 8 bilhões foram roubados dos internautas nos últimos dois anos.
“Esses ladrões acompanham tendências sazonais e criam sites natalinos, golpes e outros e-mails convincentes que podem enganar até mesmo os usuários mais cautelosos”, disse o vice-presidente Sênior do McAfee Labs, Jeff Green.

Veja os 12 golpes mais comuns no Natal

O golpe mais comum é o chamado “phishing beneficente”, ou seja, sites que fingem realizar doações, mas são falsos. Outro tipo comum é o de faturas falsas de serviços de entregas – geralmente eles solicitam informações de cartão de crédito para “reembolso da conta”.
Solicitações de amizade falsas em redes sociais, cartões de Natal virtuais, lojas que ofertam artigos de luxo, como joias, com descontos natalinos muito grandes também são golpes frequentes.
Completam a lista o roubo de informações ao efetuar compras em lojas virtuais usando computadores públicos, além da inserção de resultados maliciosos em buscas feitas usando termos natalinos, estelionato em sites de leilões, roubo de senhas, golpes de clonagem da página do banco e sequestro de arquivos pessoais – nos quais, o criminoso exige pagamento para devolvê-los.

COMPARTILHAR

Comentar