O novo navegador Firefox, a ser lançado oficialmente em novembro, está a cara do Chrome, do Google.
O diretor do projeto, Mike Beltzner, reconheceu que a ideia é mesmo apostar na simplicidade, na apresentação feita hoje para mostrar como será o Firefox 4.
Segundo Beltzner, quanto menos elementos o internauta precisar processar ao olhar e lidar com a interface, mais rápido um programa parecerá.
Aplicativos web como o Gmail e o Twitter poderão ganhar abas permanentes no novo browser, e também averá um atalho do tipo “Alt+Tab” para navegar rapidamente entre as abas usando o teclado, o que permitirá chegar sem delongas à desejada.
A cada aba também estarão ligadas caixas de diálogo que eventualmente farão perguntas ao usuário (por exemplo, se quer que um serviço lembre uma senha), as quais poderão ser respondidas sem que ele precise parar o que esteja fazendo em outro site.
Para a turma mais avançada, haverá uma função de controle de permissões que definirá como o navegador lidará com determinado tipo de informação (localização via GPS, por exemplo) e seu acesso por terceiros. O navegador também deve se atualizar silenciosamente, sem atrapalhar a navegação do usuário, como o Chrome faz.
A fase de testes beta do Firefox 4 está prevista para junho.
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