A evaporação da água é um processo bastante endotérmico, isto é, retira muito calor do que quer que esteja em contato com ela.
Um litro de água consome cerca de 580 kcal para evaporar à temperatura ambiente.
No resfriamento evaporativo de ar é o próprio ar que cede calor sensível para a água evaporar, tendo assim a sua temperatura reduzida.
Beja alguns exemplos abaixo, retirados de nossa propria natureza:
Suor
A natureza controla a temperatura do corpo humano em dias de calor eliminando milhares de gotículas de água pelos poros que, ao evaporarem, esfriam o corpo. Outros animais que tem pouca superfície de pele exposta por estar ela coberta por pelos ou penas, utilizam a grande superfície interna dos pulmões para evaporar água e esfriar o corpo.
É por isso que em dias quentes, cachorros, galinhas e outros bichos respiram rapidamente – assim evaporam mais água e conseguem reduzir a sua temperatura interna.
Evaporação
A humanidade, observando a natureza, já utiliza o processo de resfriamento evaporativo desde a antiguidade. Panos molhados pendurados nas janelas na direção dos ventos dominantes e chafarizes em pátios fechados são alguns dos recursos utilizados há milhares de anos para criar um microclima agradável, usando o processo de resfriamento evaporativo.
Outro exemplo de resfriamento evaporativo muito usado, nesse caso para esfriar água, é a moringa de barro para guardar água potável. A evaporação da água pela parede porosa mantém a água da moringa fresca o dia todo. E na escala industrial, as torres de resfriamento de água também utilizam um fluxo de ar para esfriar a água pela evaporação de parte dela.
Nenhum Comentário