O presidente Lula assinou o decreto que estabelece o cronograma para a vigência do Acordo Ortográfico entre os países de Língua Portuguesa e orienta a sua adoção.
Nós, da equipe Tetera Consultoria, já adotamos as normas instituídas na reforma ortográfica nos textos produzidos em todas as páginas do Portal Tetera:
aqui na redação do Infoescravo, no Inconsciente e-Coletivo e nos blogs da Tetera Idiomas.
A antecipação é uma forma de demonstrar o apoio do portal às novas regras e colaborar para que os brasileiros se ambientem com o novo estilo de escrever.
O acordo entrará em vigor a partir de janeiro de 2009, mas a normal atual e a prevista poderão ser usadas e aceitas oficialmente até dezembro de 2012.
A reforma ortográfica foi aprovada em dezembro de 1990 por representantes de sete países que falam Português – Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Em 2004, o Timor-Leste aderiu ao projeto dois anos após obter sua independência da Indonésia.
O acordo deve ampliar a cooperação internacional entre os oito países ao estabelecer uma grafia oficial única do idioma, além de facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre as nações e a divulgação mais abrangente da língua e da literatura.
Veja o que muda no Acordo Ortográfico
Faça o download
Para não ter nenhuma dúvida, baixe o manual com todas as novas regras.
Há várias mudanças geniais realizadas pelo acordo ortográfico.
Há, por exemplo, a mudança do emprego do hífen com o prefixo SUB, que muita gente ainda não entendeu.
O prefixo SUB só admite prefixo antes de H. Assim, vamos escrever: subreitor, subbase, sobordem etc. A pronúncia continua a mesma, mas a grafia mudou. E mudou porque toda a parte relativa a emprego de hífen com prefixos e sufixos foi ab-rogada.
Para entender o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, é necessário, antes de tudo, entender o que dispõe o art. 2º, § 1º, da Lei de Introdução ao Código Civil, in verbis:
Art. 2º Não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue.
§ 1º A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior.
O acordo ortográfico é um tratado internacional, ou seja, é lei. Para o Supremo Tribunal Federal, os tratados internacionais são incorporados ao direito brasileiro como leis ordinárias, e os conflitos porventura existentes entre os tratados internacionais e as leis ordinárias internas serão resolvidos pelo critério cronológico (lei posterior revoga lei anterior) ou pelo critério da especialidade (lei especial derroga lei geral naquilo que com ela for incompatível).
Assim, o Formulário Ortográfico (aprovado unanimemente pela Academia Brasileira de Letras, na sessão de 12 de agosto de 1943) foi, de forma tácita e em grande parte, revogado pelo novo acordo.
SE QUISEREM UM TRABALHO MAIS COMPLETO PARA TIRAR DÚVIDAS NA INTERPRETAÇÃO DO ACORDO, É SÓ LIGAR PARA
92 9981-(número editado pela administração do site)Gostaria de saber qual é a regra ou justificativa para o hífen com o prefixo “sub” diante de palavra iniciada por r – “sub-raça”, por exemplo. O Acordo cita este prefixo e não menciona que há hífen neste caso. A propósito, o novo dicionário do Aurélio também não separa tais palavras. As publicações do Instituo Houaiss, entretanto, colocam o hífen em “sub-rogar” e outras palavras relacionadas ao caso. Solicito a gentileza de enviar informações.
Gostaria de saber qual é a regra ou justificativa para o hífen com o prefixo “sub” diante de palavra iniciada por r – “sub-raça”, por exemplo. O Acordo cita este prefixo e não menciona que há hífen neste caso. A propósito, o novo dicionário do Aurélio também não separa tais palavras. As publicações do Instituto Houaiss, entretanto, colocam o hífen em “sub-rogar” e outras palavras relacionadas ao caso. Solicito a gentileza de enviar informações.
Sebastião,
o prefixo “sub” só vai ter hífen antes de palavras iniciadas por “r” e “b”. Portanto sub-raça leva hífen.
E o Anexo II, que diz que “se mantém o que foi estatuído em 1945, apenas se reformulando as regras de modo mais claro, sucinto e simples”? Então, o Acordo se refere à lei anterior, não o revogando por completo… Penso que pé-de-moleque deve ser grafada com hífen, conforme registros de dicionários!
E o que diz no Anexo II do Acordo não se considera? Diz que devemos manter o que “foi estatuído em 1945”. Penso que não foi revogada completamente a lei, se a atual faz referência à anterior.
Viviam,
De fato, o Anexo II diz que “se mantém o que foi estatuído em 1945, apenas se reformulando as regras de modo mais claro, sucinto e simples”.
O atual acordo não revoga a lei anterior, mas quaisquer atualizações podem ser admitidas.
Quero lembrar que um acordo não é uma lei. Portanto…
Gostaria de saber se escreve a palavra sub-humano, pois no dicionário michaeles escreve subumano, como exceção, mas vi outras regras na internet que a palavra tem o hífen.
Grata
Oi Soraia,
o prefixo sub exige hífen com radical iniciado por r (sub-reitor, sub-remunerado, sub-reptício). Fora disso, sem hífen: subsalário, subscrever, subsecretário, suboficial, subumano.
Gostaria de saber qual é a nova lei do tratado ortografico e se possivel a antiga também.
obrigada
quero saber o que mudou na Especies Botânucas em relação ao acordo ortografiico 😀
Com a nova regra ortográfica, como se escreve “pontos de venda”?
Aguardo,
Juliana, a palavra ponto de venda não tem hífen, pois, segundo a nova gramática, não se usa hífen quando o prefixo termina em vogal e começa com consoante no segundo elemento. Espero ter ajudado!
Olá Eduardo,
Eu, como milhares de brasileiros, tenho algumas dúvidas sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Entre estas, está sobre o uso dos prefixos: “grão-” – e por consequência, também “grã-” – e “co-” diante de da letra “h”, já que, normalmente, este aglutina-se a outras palavras mesma que iniciem-se pela letra “o”. Não há menção alguma sobre estes mencionados anteriormente.
Aguardo breve resposta e obrigado desde já.
Abraços
O NOVO ACORDO DE ORTOGRÁFIA FICAMUITO BEM PARA O NOSSO
PORTUGUÊS.
coisa mais horrivel!!!!!!!!!