por Bruno Ferrari
Uma pesquisa identificou que as pequenas empresas estão utilizando mais o Twitter como uma ferramenta de negócios do que as grandes corporações.
De acordo com um artigo publicado no Financial Times, um estudo realizado pela O2, operadora móvel do Grupo Telefônica na Europa, mostrou que há 700 mil pequenas empresas utilizando a rede social para os negócios.
Elas mandam cerca de 3 milhões de mensagens todos os dias.
O motivo principal é a redução de custos – 16% das empresas disseram ter economizado até 5 mil libras em verbas de marketing e contratação de pessoal. Um terço delas afirmou ter conseguido uma economia de até mil libras desde que entraram no Twitter.
A realidade de grandes empresas de países, como a Inglaterra, mostra que a maioria está receosa em ter seus negócios na rede social. Somente 19 das 100 maiores companhias de tecnologia inglesa estão no Twitter. Para efeito de comparação, nos Estados Unidos, todas as 100 maiores empresas de tecnologia estão no microblog.
Três quartos das empresas dizem estar no Twitter para divulgar seus próprios negócios, enquanto 25% afirmaram utilizar a rede para monitorar o que a concorrência está fazendo. Muitas das 500 companhias ouvidas pelo estudo da O2 consideram o Twitter mais popular que outras redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn.