A Opera tem sido uma guerreira e tanto na luta para criar um software navegador internet poderoso e cheio de recursos.
Mas apesar disso, nunca consegui obter a mesma repercussão e popularidade do Internet Explorer, Firefox e Chrome.
E isso é lamentável.
Lamentável por que o Opera 10 incorpora uma série de funções inteligentes que qualquer um acostumado a surfar na web irá achar bem-vindas.
Um dos recursos mais bacanas é o Speed Dial, que lembra muito um recurso disponível na versão 4 do Safari, da Apple.
Como nas versões prévias, o navegador Opera 10 é rápito, altamente configurável e com uma aparência limpa, oferecendo basicamente tudo o que se precisa de um software moderno para surfar na web, incluindo bloqueador de pop-ups, plug-ins, leitor de feeds RSS, ferramenta anti-phishing e muito mais.
O navegador também inclui um bom cliente de e-mail integrado, com suporte a servidores POP3 e IMAP, ferramentas para criação de regras para mensagens que chegam e filtro para lidar com mensagens indesejadas (spam).
A diversidade de recursos torna inviável sua descrição num preview como este. Mas vale a pena destacar a interface elegante e fácil de usar por parte do usuário.
E mesmo com todas as novidades, a interface do Opera 10 RC não ficou bagunçada, nem complicada. O design ficou mais leve do que nas versões prévias do navegador, mas as inovações vão além de uma simples maquiagem na interface.
A manipulação de abas foi melhorada e o usuário pode dizer ao browser para exibir thumbnails das janelas abertas acima de cada aba (aliás, o tamanho das miniaturas também é configurável).
A função Speed Dial realmente vale a pena. Semelhante à função Top Sites do Safari 4 (que mostra os sites mais acessados pelo usuário quando uma nova aba em branco é aberta), o Speed Dial vai além ao ser mais configurável do que o rival da Apple.
Toda vez que uma nova aba é aberta no Opera, o usuário pode customizar a página que é exibida, permitindo que até 24 thumbnails dos sites favoritos deles sejam exibidos. Dessa forma, o usuário pode chegar mais rapidamente ao site que deseja, bastando clicar na miniatura dele.
O Opera sempre exibiu páginas web rapidamente. A versão 10 RC é capaz de fazer isso ainda mais depressa, particularmente aquelas que utilizam inúmeros recursos, como Gmail e Facebook. A Opera diz que o navegador está 40% mais rápido; mas ainda não pudemos verificar isso.
Há um grande número de outras inovações, tais como um verificador ortográfico online, particularmente útil para quem utiliza serviços de blogs. O Opera Turbo, uma tecnologia de compressão que, segunda o desenvolvedor possibilita navegar rapidamente mesmo em conexões lentas como por meio de linha discada.
Mas, surpreendentemente, apesar da variedade de inovações, o Opera 10 RC deixou de incluir uma função que o Internet Explorer, Firefox e Chrome já têm. O modo de navegação privativa permite que o usuário navegue na web de forma anônima. Se esta opção é importante para você, usuário, saiba que o Opera 10 não oferece o recurso.
Você deve substituir o seu navegador atual pelo novo Opera? A escolha do navegador é uma decisão estritamente pessoal e idiossincrática, de tal modo que dificilmente existirá um software que resolva todos os problemas. Mas qualquer usuário que deseje utilizar um navegador realmente rápido e com algumas funcionalidades bem interessantes, deveria experimentar o Opera 10.
esse site é maneiro,ilário