Operadoras de celular fecham parcerias com Facebook

Com o intuito de aumentar sua participação no mercado móvel e o acesso geral dos usuários à rede, o Facebook tem buscado parcerias com as principais operadoras de celular do Brasil.

Nesta sexta-feira (2), a Claro anunciou que todo cliente da operadora terá acesso gratuito à rede social através do celular.

A promoção já tinha sido feita durante seis meses no ano passado, de acordo com o próprio Facebook, mas o acesso era limitado ao aplicativo “Facebook Para Qualquer Telefone”, versão da rede para feature phones (que não são smartphones).

A rede social vendeu uma cota de mídia à operadora no início do ano.

As duas empresas estão desenvolvendo produtos em conjunto, com compartilhamento de equipes de engenharia. Essa promoção faz parte do pacote.

Para o pré-pago, o acesso gratuito é permitido se o cliente tiver créditos dentro do período de validade. No pós-pago, o acesso ao Facebook não é descontado do pacote de dados que o cliente tem direito por mês.

Desde maio, a Oi oferece promoção parecida, só que o acesso gratuito é restrito ao aplicativo Facebook Messenger em smartphones, versão da rede de bate-papo online.

Na Tim, o acesso gratuito é apenas aos usuários de banda larga pré-paga para desktops.

O serviço cobra R$ 1,99 por dia, mas apenas quando o cliente utiliza a internet no modem ou tablet. Se o cliente usar apenas o Facebook, a tarifa não é cobrada.

Nextel, Oi e Tim também disponibilizam o serviço de SMS, em que o usuário recebe as atualizações do Facebook através de mensagens de texto, sem precisar estar conectado à internet.

Não há contrapartidas para o Facebook. Mesmo assim, a parceria pode ser vantajosa para as operadoras porque a rede social induz ao acesso de outros sites, não gratuitos.

Segundo a Claro, dos 58 milhões de aparelhos que acessam a internet, 32 milhões (55%) são feature phones e 26 milhões (45%), smartphones.

Além disso, segundo o Facebook, cerca de 58% dos 76 milhões de usuários da rede no Brasil também acessam a rede pelo celular.

A Claro quer focar a expansão na internet para celular, e não mais nos planos de voz. Para isso, a gratuidade do Facebook é um diferencial importante. As empresas atuam juntas no desenvolvimento de produtos, engenharia e criação.

logo-do-facebook

COMPARTILHAR

Comentar