Os 10 erros mais comuns em pequenas empresas

Uma entrevista divulgada no portal Canal Executivo com o diretor da Fagus Consultoria, Sidney Shiroma, apresenta quais são os erros mais comuns cometidos por pequenas e médias empresas.

Os dois fatores principais para o fechamento precoce desses empreendimentos, segundo o especialista, são a falta de experiência e de conhecimento, mas há outros desafios mal administrados que também costumam ameaçar o sucesso de uma nova empresa.

Segundo o consultor, o principal motivo de falência de pequenas e médias empresas é a falta de planejamento, motivada justamente pela falta de conhecimento de como funciona um negócio, ou pelo desconhecimento das despesas nos primeiros meses de atividade da empresa.

Confira a lista completa

1. Não elaborar um plano de negócios, planejamento estratégico ou análise de mercado

2. Misturar as finanças da empresa com as finanças pessoais

3. Contratar familiares ou amigos, em detrimento da capacidade profissional

4. Não estabelecer metas e prazos para funcionários e fornecedores. É importante definir o que cada sócio, ou funcionário, deve fazer, e quanto tempo terão para finalizar a tarefa

5. Tomar decisões sem informações adequadas, principalmente informações financeiras. Isso inclui também não fazer um controle detalhado de todas as receitas, despesas fixas e variáveis, e investimentos

6. Pedir empréstimos para pagar despesas operacionais, sem ter um plano de recuperação ou reestruturação

7. Não tomar as decisões no momento em que são necessárias como nos casos de demissões, mudanças de procedimentos, suspensão de operações, aumento no investimento, etc.

8. Perder a liderança sobre as pessoas, o poder de comunicação e o respeito dos funcionários. Algumas pessoas precisam exercer o papel de líder (decisão, planejamento, comando) e outras, de executor (operação, execução, controle)

9. Ficar dependente tanto de funcionários, quanto de fornecedores ou clientes. É importante evitar a dependência, pois ela pode trazer riscos significativos para o negócio

10. Achar que sabe tudo, e que não precisa de ajuda de ninguém. É fundamental ouvir e considerar a opinião ou sugestão de funcionários, clientes e fornecedores, e também se atualizar e aperfeiçoar constantemente

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