Seu PC está lento demais? Você pode rastrear a causa desse comportamento e fazê-lo funcionar a toda velocidade novamente.
O gerenciador de tarefas do Windows oferece uma rápida e fácil maneira de checar a capacidade da sua CPU. Para abrir a ferramenta, pressione as teclas Ctrl, Alt e Del (no Vista, você deve clicar em Iniciar e Gerenciador de Tarefas).
Clique na aba Desempenho para ver os gráficos que mostram o uso da CPU. Se o seu processador constantemente usa mais de 50% da capacidade, há problemas. Para distinguir entre o uso pelo Windows e por outros aplicativos, selecione Exibir, Mostrar tempos do Kernel.
O Windows divide o gráfico de uso da CPU em duas linhas: vermelha para aplicações Windows e verde para outros aplicativos. Clique na aba Processos para ver todos os que estão em execução e visualizar o uso da CPU para cada um.
Reinstale qualquer programa que você descobrir estar “devorando” processos desnecessariamente ou descubra e instale uma alternativa que exija menos do processador.
A aba Desempenho do gerenciador de tarefas também oferece imagens sobre o uso da memória RAM de seu PC. No XP, se a taxa total de execução (carga comprometida ou memória usada pelo kernel) regularmente excede o total de memória física, seu sistema freqüentemente deve contar com arquivos de paginação pesados.
No Vista, clique em Monitor de Recursos e então na aba Memória, próximo ao rodapé da janela, para visualizar a carga comprometida por aplicações. Ela é a soma física da RAM e do uso atual da memória virtual.
O pico da taxa comprometida é a quantia combinada entre memória física e virtual disponíveis em seu PC. Permitir que a taxa total e a de pico se aproximem pode gerar problemas.
Memória RAM ou HD?
O modo mais efetivo de “curar” os gargalos de memória em sua máquina é adicionar mais RAM, mas aumentar o tamanho dos arquivos de troca ou movê-la para um drive mais rápido pode ajudar também.
Se você suspeita que seu disco rígido está diminuindo o ritmo do seu PC, clique em Iniciar, Executar (no Vista somente Iniciar), digite perfmon e clique Enter para abrir o Monitor do Sistema no XP, ou os Monitores de Confiabilidade e Desempenho, no Vista.
Se seu sistema atual é o XP, mas você não visualiza a porcentagem de tempo do disco (Disk Time), clique com o botão direito em Contador no rodapé da janela e selecione Adicionar Contadores.
Então selecione PhysicalDisk (disco físico), abaixo de Performance de Objeto, escolha a porcentagem de tempo de disco na lista abaixo do menu e finalize clicando em Adicionar e Fechar.
Se esse valor freqüentemente fica acima de 40% e 50%, seu drive pode estar comprometendo a performance do seu PC.
Se você usa o Vista, pode checar o uso da unidade no gráfico de disco (disk graph) logo abaixo da visão geral do recurso.
Em vez de fazer um upgrade para um HD que seja mais rápido e tenha mais cache, você pode adicionar um segundo drive, configurado em RAID 0.
Uma opção barata (mas menos eficiente) é desfragmentar o disco.
No XP, clique com o direito em Meu Computador, selecione Gerenciar e clique Desfragmentador de Disco, Desfragmentar.
No Vista, clique em Iniciar, digite desfragmentador e pressione Enter. Selecione Desfragmentar Agora.
Seu chip gráfico talvez não esteja apto a acompanhar as últimas novidades em games. Verifique os documentos de sistema ou o site do fabricante para identificar as configurações gráficas e determinar se você pode adicionar uma placa AGP ou PCI Express.
O Windows Experience Index do Vista oferece uma checagem básica das capacidades gráficas de sua máquina. Para abrir, clique Iniciar, Painel de Controle, Informações e ferramentas de desempenho.
COMPARTILHAR