Existem centenas de opções gratuitas para gerenciamento de conteúdo e de código aberto na internet, desde as mais simples, para blogs, até as mais complexas, que integram recursos de fórum, cobrança de propagandas, entre outros.
Uma opção interessante para quem quer um pacote pronto, mas com amplas possibilidades de personalização e programação é o Plone. Esse sistema é um dos mais famosos produtos baseados na plataforma Zope, desenhada justamente para desenvolvimento de gerenciadores de conteúdo.
Conta com recursos avançados, como utilização de vários servidores para dividir o tráfego e sistema de cache, que agiliza a carga de páginas e protege contra ataques externos.
Apesar disso, instalar e configurar um site Plone não é complicado, dispensando até a instalação prévia de um servidor web. Confira o passo-a-passo para essa operação, a seguir, usando a versão do sistema para Windows.
Download e dados básicos
Comece baixando o pacote do Plone em aqui. Trata-se de um executável que inclui tudo, desde o Zope até os plug-ins necessários para o Plone. Rode o programa baixado para começar a instalação. Clique em Next e, a seguir, será necessário escolher a pasta de destino. Defina o local e clique em Next.
Conta do administrador
Agora, devemos definir um nome de usuário e senha para o administrador do sistema Plone, que será o primeiro a ter acesso completo às configurações do sistema. Digite essas informações e clique em Next para começar a cópia dos arquivos para a pasta escolhida. Depois de terminado esse processo, clique em Finish para concluir a instalação do Plone.
Primeira execução
Para rodar o Plone, acesse o menu Iniciar > Plone > Plone. Será executado o Plone Controller, um aplicativo que, como o nome indica, controla o funcionamento do site Plone. Logo de cara, verifique se a mensagem “Plone is running” está presente em sua janela. Caso contrário, pressione Start Plone. Clique, então, em View Plone, para acessarmos o site Plone.
Site padrão
O site Plone, em sua configuração padrão, deverá surgir no navegador padrão definido no Windows. Note que ele já conta com uma estrutura básica de site de notícias, com acesso à área de usuários e eventos. Mas ainda está em inglês e só conta com o administrador como usuário capaz de atualizar o conteúdo. Vamos modificar isso. Tecle o usuário e senha do administrador, definidos na instalação, e clique em Log In.
Configurações iniciais
Comece clicando em Site Setup. Acesse o link Language. Marque o item Show Country-Specific Language Variations, para habilitar as opções de português do Brasil e de Portugal separadamente. Escolha em Site Language a opção Brazilian Portuguese e clique em Save. Com isso, as páginas ficarão em português.
Servidor de e-mail
Antes de criar novos usuários, devemos configurar o servidor de e-mail para envio. Clique no link E-mail e preencha o endereço do servidor de SMTP a ser usado. Caso você não tenha nenhum na máquina do Plone ou na rede, uma opção básica que funciona é o Free SMTP Server. Depois, clique em Remetente do E-mail e preencha os dados para os e-mails do Plone.
Novos usuários
Para adicionar um novo usuário, clique em Usuários e Grupos. Depois, acesse Adicionar Novo Usuário. Tecle, então, o nome completo, login e e-mail do novo usuário, e pressione Registrar. Ele receberá uma mensagem com o link para cadastrar sua senha. Clique em Mostrar Todos e marque as permissões do novo usuário.
Dados do site
Para concluir, vamos mudar os dados básicos de nome e descrição do site. Clique no link Site, na barra lateral do Plone. Tecle um título e descrição para o site. Como em todo gerenciador de conteúdo, o Plone é bem prático e parte da diversão é mexer em suas configurações e explorar seus recursos.