Diante do agravamento do aquecimento global, a Rede WWF decidiu lançar uma campanha planetária que agregasse populações de todos os países para chamar a atenção das autoridades mundiais para a gravidade da situação.
Assim, daremos uma hora do nosso tempo ao planeta, apagando as luzes neste intervalo.
* O aquecimento global – com as consequentes mudanças climáticas – é, sem dúvida, um dos principais problemas globais a serem enfrentados pela humanidade neste século. O aumento da temperatura média do planeta é causado pelo acúmulo excessivo de gases oriundos da queima de combustíveis fósseis e da remoção das florestas.
Esses gases formam um ‘cobertor’ cada vez mais espesso ao redor da Terra. A luz do sol entra na atmosfera, mas este ‘cobertor’ não permite que ela se dissipe no universo, retendo a energia em forma de calor, mecanismo semelhante a uma estufa para plantas, daí o nome “gases de efeito estufa”.
* Este comportamento de efeito estufa, no entanto, é um fenômeno natural, que garante, de forma equilibrada, a vida no planeta. Mas a velocidade das emissões e a quantidade de gases jogados na atmosfera pelas atividades humanas desde a revolução industrial estão aumentando a concentração desses gases e são os grandes vilões do aquecimento global.
* Também é fundamental que os governantes considerem os avisos dos cientistas sobre a irreversibilidade do aquecimento global e suas consequências nos próximos anos e tomem, agora, decisões para estabilizar o aumento máximo da temperatura global em 2ºC e que estabeleçam programas que promovam a nossa adaptação a essas mudanças.
* Infelizmente não foi em Copenhague (2009) que o mundo viu os líderes se entenderem para construírem ou aprovarem um acordo global que evite maiores alterações climáticas, promova a redução das emissões de gases de efeito estufa e a nossa adaptação para minimização das conseqüências das mudanças que já chegaram.
* A Hora do Planeta é uma demonstração globalizada de que o mundo espera de nossos líderes a coragem para enfrentar e reverter esse e outros problemas ambientais, como a destruição e fragmentação dos ecossistemas, a extinção de espécies, a degradação dos habitats, a poluição e a perda da qualidade dos serviços ecológicos prestados pelo ambiente aos seres humanos como ar, água, matérias-primas, alimento, equilíbrio térmico, retardo e dissipação de cheias e medicamentos de que tanto dependemos.
COMPARTILHAR
Nenhum Comentário