Por que os cursos online tem tantas desistências?

Quase a metade dos alunos que começam um curso à distância abandonam o projeto antes de concluí-lo, segundo um levantamento do Sebrae.
A pesquisa feita em conjunto com o IEA (Instituto de Estudos Avançados), parceiro do Sebrae na área de e-learning, aponta os principais motivos pelos quais 45% dos mais 60 mil alunos do curso Iniciando um Pequeno Grande Negócio no ano de 2008 desistiram das aulas virtuais.
De acordo com o levantamento, 70% dos alunos abandonaram o curso por problemas pessoais como falta de tempo, questões de saúde e financeiras.
Do total de pesquisados, 20% alegaram ainda que a falta de acesso à internet e ao computador motivou o abandono.
Para Rita Guarezi, diretora superintendente do IEA, a falta de organização na administração do tempo é o grande complicador dos estudos à distância.
Segundo a especialista, a maioria dos alunos tem problemas para reservar algumas horas para a educação em meio à rotina de trabalho e demais afazeres.
Embora a taxa de desistência para cursos à distância gratuitos esteja entre 50% e 70%, no caso dos cursos pagos a média de alunos que concluem o programa sobe para 95%.
O objetivo da pesquisa é auxiliar as instituições que oferecem ensino a distância a melhorar o índice de participação nos cursos.

COMPARTILHAR

Comentar