Por Fabio Jordão
A Intel possui três modelos principais de processadores no mercado brasileiro.
Voltado à navegação na internet e tarefas básicas, a empresa dispõe o Intel Celeron.
Para usuários mais exigentes, há o Pentium Dual Core, que já tem tecnologia de dois núcleos.
E para quem deseja jogar games e efetuar tarefas que exijam alto desempenho, a fabricante número um de processadores possui o Intel Core2Duo.
Mas, o que os diferencia internamente? Quais as especificações de cada um?
Isso é o que vamos descobrir nesta série de artigos: Os três processadores mais vendidos, suas especificações e respectivas capacidades.
Como eles entraram no mercado
O Pentium é simplesmente o processador mais famoso (e provavelmente o mais vendido) da história da computação. Este nome simplesmente foi o que fez a Intel crescer enormidades nos negócios da informática e certamente é um nome que ainda ajuda muito a empresa. A Intel sempre manteve as linhas de processadores Pentium como sendo o que há em “TOP”. Contudo com a entrada dos processadores de dois núcleos, a empresa teve que mudar essa característica.
O principal problema que ocorre com o Pentium, era o fato de ele necessitar de um clock (velocidade especificada em MHz ou GHz) muito elevado para atingir o desempenho apresentado pelos processadores da concorrência. O grande empecilho consistia na arquitetura do processador, que teria de ser totalmente alterada para que com um clock menor, os processadores aquecessem menos e executassem tarefas mais rapidamente.
E foi o que a fabricante fez, criou o Intel Core2Duo. Um processador robusto, eficiente, com uma arquitetura renovada e que era capaz de rodar as mais pesadas aplicações com um clock bem baixo. O Core2Duo está presente nos computadores voltados a games e em notebooks mais potentes e certamente é um processador que só não irá perdurar por muito tempo, porque os quad cores tendem a dominar o mercado.
Após a criação dos Core2Duo, a Intel resolveu renovar a linha Pentium. Logo surgiu o Pentium Dual Core, que utiliza a mesma tecnologia dos Core2Duo, porém tem a velocidade e a memória cache L2 reduzidas.
A história do Celeron ocorreu conjuntamente com a do Pentium. Sendo um processador com longo tempo de vida, o Celeron sempre teve seu desempenho — e consumo de energia — reduzido, porém foi e ainda é um processador muito bom para trabalhar com aplicativos de escritório e para o uso diário. O Celeron era um processador de apenas um núcleo, porém a fabricante notou que o processador logo sairia do mercado se assim continuasse, e portanto, criaram Celerons de dois núcleos.
Tecnologias e detalhes internos
Nossa tabela se refere aos seguintes processadores: Intel Celeron série 400, Intel Celeron série E1000, Intel Pentium Dual Core série T2000, Intel Pentium Dual Core série E2000, Intel Pentium Dual Core série E5000, Intel Core2Duo série E4000, Intel Core2Duo série E6000, Intel Core2Duo série E7000 e Intel Core2Duo série E8000.
A maior parte dos processadores citados na tabela tem suporte à tecnologia de 64 bits, detalhe que deve ser muito observado em qualquer processador. Além disso, o cache L1 desses processadores também é igual, portanto não falaremos a respeito disso nas descrições de cada processador.
Um grande diferencial dos processadores de dois núcleos da Intel, é que, ao contrário dos CPUs da AMD, a memória cache L2 é compartilhada para os dois núcleos.
Claro que a Intel possui essa característica devido ao fator de seus processadores terem uma arquitetura totalmente diferente dos da AMD. Frisa-se ainda que, apesar desse pequeno detalhe parecer fazer grande diferença, os processadores Intel não ficam nem um pouco atrás dos CPUs da concorrente.
COMPARTILHAR
Desde já obrigado pela informação, pois foi de grande valia para ficar sabendo das novidades em informática, pois sou simplesmente usuário.
afinal o pentium dual core tem 2 ou 1 nucleos? Se tiver 2 um e virtual?
Dual Core = 2 núcleos.
Não existe núcleo virtual, Pedro. (Assim como o miolo do pão é real e o recheio da bolacha é consistente)