Um filme em 3-D digital usa um ou dois projetores digitais para reproduzir a imagem na tela.
Estruturas com dois projetores utilizam um deles para reproduzir a imagem para o olho esquerdo e o outro, para o olho direito.
A luz que forma cada imagem é polarizada a fim de igualar as lentes correspondentes.
A maioria dos sistemas de um único projetor utiliza um dispositivo de polarização posicionado acima da lente do projetor. Esse dispositivo é uma placa polarizada que permite a passagem de luz para apenas uma das duas imagens de cada vez.
Em sistemas de um único projetor, cada olho enxerga sua imagem para cada quadro do filme, de duas a três vezes, numa sucessão extremamente rápida. Seu cérebro interpreta isso como uma imagem tridimensional contínua. Alguns sistemas utilizam óculos ativos que se sincronizam com o projetor usando ondas de rádio, mas costumam serem mais pesados e mais caros do que os óculos polarizados.
Segundo o diretor Steve Anderson e o supervisor de 3-D, Kyle Odermatt, a chegada de Lewis ao futuro em “A Família do Futuro” é o primeiro momento do filme em que a profundidade tridimensional é utilizada ao máximo
Esta tecnologia não compromete as cores da imagem final e não provoca tantos efeitos indesejáveis como as imagens anáglifas. Por esta razão, alguns produtores de filmes começaram a fazer novos filmes com projeção 3-D em mente. Um exemplo é “A Família do Futuro”, que estreou no Brasil em março de 2007. Segundo o diretor Steve Anderson, a utilização de 3-D digital os ajudou a contar uma história ao invés de promover um show de efeitos especiais. “Fizemos questão de não criar os velhos efeitos em 3-D, nos quais tudo parece artificial”, diz Anderson. “Queríamos utilizar a tecnologia para contar uma história. Na cena do diálogo entre Lewis e Midred, a profundidade foi ampliada para que o foco ficasse concentrado nos personagens. Na perseguição com o dinossauro, quando ele carrega as crianças em sua boca, é possível notar uma fantástica profundidade”.
É difícil prever exatamente o que o futuro aguarda para esta tecnologia. Porém, filmes infantis que utilizam a tecnologia 3-D tendem a serem sucessos de bilheteria. Por isso, muitos filmes devem começar a utilizar esse tipo de projeção daqui para frente.
COMPARTILHAR