Qual a diferença entre os formatos de áudio DivX e XviD?

Os vídeos possuem estes dois formatos, o nome de um é o contrário do outro.
Se o nome deles é tão parecido, qual seria a diferença entre DivX e XviD e para que servem?

Guilherme Silva

Por Rodrigo Prada
Caro Guilherme, ambos os termos se referem a formatos de codificação de vídeo, ou seja, codecs.
Um codec é uma linguagem utilizada para “traduzir” o vídeo de uma determinada extensão para outra.
Os vídeos no formato padrão dos aparelhos de DVD (MPEG) possuem uma grande qualidade, mas o tamanho de seus arquivos também é bastante elevado.
Buscando uma alternativa para tornar os filmes mais leves sem comprometer sua qualidade, a empresa DivXNetworks desenvolveu o formato DivX.
Leve e eficiente, o codec foi o grande responsável pela popularização de grandes filmes pela internet, infelizmente, o código deste formato era privado. Logo, era necessário comprar o DivX Player ou programas similares, para reproduzir estes formatos.
Foi desenvolvido então outro formato similar ao primeiro com código aberto: o XviD. Desta maneira ninguém mais precisaria comprar players específicos para assistir a filmes leves e com boa qualidade, este codec seria distribuído de forma gratuita. Atualmente o formato DivX também teve seu código aberto e ambos os formatos são encontrados em players e conversores gratuitos.
Resumindo:

A diferença entre eles: muito pouca, sua função é essencialmente a mesma. As mudanças são os meios utilizados para a compressão do filme.

A similaridade do nome: não se trata de uma coincidência. XviD foi desenvolvido para ter a mesma função do DivX, logo, seu nome também foi inspirado neste formato.
Sua aplicação: ambos os formatos têm uma função nobre e fazem com que um filme de boa qualidade ocupe uma pequena fração do tamanho original, tornando-os populares entre os conversores e players de vídeo.
A equipe do Infoescravo agradece as dúvidas dos usuários, afinal, elas são a matéria prima para artigos como este. Caso você também tenha uma dúvida sobre computadores, internet, programas, tecnologia ou qualquer outro assunto similar, entre em contato ou deixe seu comentário abaixo.

COMPARTILHAR

3 Comentários

  1. Pedo Ribeiro 22 de maio, 2011
  2. Luis Carlos 30 de junho, 2011
  3. Luis Carlos 30 de junho, 2011

Comentar